23/08/2019 as 19:28

TRATAMENTO DE PISCINAS

Purificar a água é fundamental para evitar doenças e desperdício

Limpeza periódica e com os produtos corretos mantém a água saudável e ideal para uso durante todo o ano. Especialista ministra palestra sobre o tema durante a Feconse 2019

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Seja para o lazer ou a prática de esportes, as piscinas são bastante utilizadas no Brasil. Segundo a Anapp - Associação Nacional dos Fabricantes Construtores de Piscinas e Produtos Afins, são cerca de 2,5 milhões de unidades em casas, condomínios, clubes, academias, entre outros.

No entanto, apesar dos seus comprovados benefícios, muitas pessoas não se atentam para a importância da limpeza correta da água, já que piscinas sem tratamento correto podem ser contaminadas por algas, vírus, fungos e bactérias e, se usadas sem o tratamento adequado, se tornam transmissoras de doenças. “Há uma série de doenças que podem ser transmitidas pelo uso de piscinas que não tenham recebido tratamento adequado. Doenças de pele, respiratórias, hepatite, infecções, micose, foliculite, tricomoníase e diarreia são algumas delas”, explica Fábio Forlenza, especialista da hth, líder mundial em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de produtos para tratamento de piscinas

Segundo Forlenza, além de evitar a contaminação, o tratamento correto combate ao desperdício de água, já que toda a água contaminada por agentes naturais pode ser recuperada e não há a necessidade de trocá-la. “A situação da água só é irreversível quando uma composição químicaforte é misturada a ela, por exemplo, gasolina, óleo queimado ou um pesticida potente. Muito barro também pode inviabilizar a recuperação”, explica o também conhecido como Professor Piscina, que ministrará palestra sobre o tema amanhã (24) em Aracaju/SE. O encontro acontece a partir das 16h na Feconse 2019 – Feira de Condomínios de Sergipe.

 

Passo a passo para a recuperação da água

De acordo com Forlenza, é importante verificar se a areia do filtro está em perfeitas condições e é preciso verificar a areia no mínimo uma vez por ano. O ideal é procurar um profissional para esta verificação. “Normalmente, a areia pode funcionar bem até dois anos”, explica.

Quando a água está verde, devido à contaminação por algas, é necessário fazer a avaliação e o ajuste da alcalinidade e do pH. “É possível fazer essa avaliação com uma fita teste que mostra os níveis da alcalinidade, pH, cloro livre e ácido cianúrico de forma rápida e prática. O pH deve estar entre7,0 e 7,4 e a alcalinidade entre 80 e 120 ppm”, detalha o especialista. Para ajustar ambos, é necessário aplicar produtos com esse fim, como os redutores e elevadores de alcalinidade ou do pH. “Isso deve ser feito sempre antes de purificar a água, pois garante a eficiência do tratamento, além de uma piscina agradável para os olhos e a pele”, explica Forlenza.

Após a verificação, é o momento de aplicar o cloro granulado (hipoclorito de cálcio). “Para piscinas que, por algum motivo, ficaram meses paradas, será necessária a supercloração. Eu recomendo o uso de 14 gramas de cloro para cada mil litros de água”, diz. “Para manutenção, a aplicação de cloro deve ser feita de duas a três vezes por semana. Nesse caso, recomendo de 4 a 6 gramas para cada mil litros”, completa.

No caso da água verde, o próximo passo, após a aplicação do cloro, é o uso de um algicida de choque aliado à escovação das paredes e do piso, retirando as algas incrustradas. Após a decantação de todas as impurezas, ligar o filtro para a limpeza total.

Por último, é necessário aplicar um clarificante para garantir à água uma aparência cristalina. Dependendo do grau de contaminação, a piscina estará pronta para uso no dia seguinte. Caso a manutenção seja feita periodicamente, ela já poderá ser usada.

Além dos produtos químicos, também são necessários para o tratamento da água da piscina alguns acessórios como: peneira para retirar as folhas, cabo telescópico de alumínio para fazer a fazer a aspiração, aspirador de plástico, mangueira plástica para aspiração, escova para esfregar as paredes e o piso da piscina e esponja macia para limpar a borda.