30/08/2019 as 14:16

IMUNIZAÇÃO

Após volta de doenças erradicadas, Ministério da Saúde investe em vacinação

R$ 44,2 milhões serão liberados para vacinação

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Ministério da Saúde vai liberar, nos próximos meses, R$ 44,2 milhões para serem divididos entre os municípios com até 100 mil habitantes. Os recursos são para adquirir câmaras frias para o armazenamento de vacinas e imunobiológico. O dinheiro será liberado na modalidade fundo a fundo, em parcela única, pelo Fundo Nacional de Saúde aos Fundos de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e/ou Municipais.

A medida tem por objetivo garantir a qualidade dos imunobiológicos ofertados à população e a execução da Política Nacional de Imunizações dentro do padrão de qualidade e segurança do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Entre as vantagens da câmara fria estão o controle real da temperatura e sua distribuição homogênea, o processamento dos dados que permite acompanhar qualquer alteração no equipamento e ainda a disponibilização de bateria, caso ocorra queda de energia. Com isso, é possível garantir a qualidade e a eficácia da vacina aplicada na população, além de evitar a perda desses insumos por conta das variações de temperatura”, disse o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Julio Croda.

De acordo com o ministério, além do critério do número de habitantes, o município precisa ter implantado o sistema de informação nominal do Programa Nacional de Imunizações e não dispor de uma câmara refrigerada.