05/09/2019 as 14:27

SÍNDROME DE BURNOUT

Técnica do Neurofeedback auxilia no tratamento contra a estafa

Especialidade combate o estresse, falta de energia e outros estados disfuncionais

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

No maioria dos casos, a estafa – ou síndrome de burnout e esgotamento profissional e físico, como também é conhecida – está relacionada ao estresse. Entre os sintomas, há uma sensação de cansaço constante, a incapacidade do corpo conseguir relaxar e também falta de motivação. Embora seja preocupante, o que muitos não sabem é que há tratamentos eficazes, como o Neurofeedback.

O psicólogo Yuri Wolff é especialista na técnica Neurofeedback e desenvolve o treinamento personalizado para casos, como estafa e depressão. Ele explica que o Bio/Neurofeedback tem como objetivo principal a auto regulação do sistema fisiológico. “Portanto promove o reconhecimento de estados disfuncionais, como stress, tensões, falta de energia. A partir dessa observação, conseguimos ensinar ao corpo e a mente estratégias e ferramentas que o próprio indivíduo desenvolve durante o trabalho, modificando esses padrões disfuncionais”.

E o que é a técnica do Neurofeedback?

O Neurofeedback é uma técnica não invasiva, não medicamentosa e sem efeitos colaterais, pois o objetivo consiste no aprendizado feito pelo próprio cérebro. Essa técnica possibilita enxergar o cérebro funcionando em tempo real e a partir dessa visão são identificados padrões cerebrais disfuncionais para aquele indivíduo.

Com a avaliação realizada, o especialista pode “elaborar um protocolo de treinamento com o objetivo de ensinar ao cérebro outros caminhos de funcionamento, aumentando sua capacidade de neuroplasticidade e ativação em situações que causam desconforto e sofrimento a aquele sujeito”, conclui Yuri Wolff.

A técnica é muito útil para tratamento de depressão, ansiedade, enxaquecas, transtornos obsessivos compulsivos, insônia, memória e TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Conforme a necessidade de cada caso, será definido um protocolo de treinamento personalizado com o número de sessões.