16/09/2019 as 10:40

Plano de Saúde

Bancários de Sergipe cobram do BB prazo para negociações da CASSI

Em Aracaju, o SEEB/SE visitará os funcionários do Banco do Brasil da agência General Valadão, nesta terça-feira (17), às 9h.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os usuários do plano de saúde da Caixa de Assistência dos Funcionários (Cassi) devem ficar atentos as decisões do Governo Federal. O alerta é da presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira. De acordo com ela, o governo pretende acabar com os planos de saúde coorporativos. "É um momento que exige a comunhão de esforços para que possamos permanecer com a Cassi. Contamos ainda com a contribuição do Banco do Brasil S/A para a construção de uma solução para o saneamento da sua dificuldade financeira, como também a reabertura da mesa de negociação com as Entidades", disse ela.

Ainda de acordo com a presidente do sindicato, foi firmado um memorando em 2016 com validade até dezembro de 2019, o que garante o aporte de extraordinário de cerca de R$ 500 milhões por ano ao plano associado, sendo que 60% deste valor é de responsabilidade do bando e os outros 40% da responsabilidade do associado. Com a negativa, a diretoria do banco coloca em risco a saúde dos funcionários e seus familiares. Caso os recursos não sejam disponibilizados, a Cassi não terá como honrar seus compromissos com os credenciados a partir de janeiro do próximo ano.

 A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e demais entidades que participam da mesa de negociações com o Banco do Brasil e com a Caixa de Assistência dos Funcionários (Cassi) enviaram uma proposta para que o banco prorrogue o “Memorando de Intenções” que garante os recursos adicionais para a Cassi até dezembro de 2022.

Em Aracaju, o SEEB/SE visitará os funcionários do Banco do Brasil da agência General Valadão, nesta terça-feira (17), às 9h. “Em ação conjunta com a Confederação Nacional dos Bancários (Contraf), estamos cobrando do Banco do Brasil a reabertura de diálogo para construir uma solução de saneamento financeiro da Cassi, que garanta manutenção dos serviços prestados aos participantes do Plano de Associados”, afirma a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira. 

Os dirigentes sindicais também realizarão visitas em agências da Caixa Econômica Federal para dialogar com os empregados sobre os ataques praticados pelo governo e pela direção do banco ao plano de saúde dos funcionários do banco federal. A ideia é potencializar a Campanha Saúde Caixa para Todos, idealizada durante o 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), realizado em agosto.

 

A proposta

A proposta enviada pelas entidades ao Banco do Brasil trata sobre cinco temas: 1) governança, gestão e operacionalização da Cassi; 2) contribuição temporária dos participantes do plano de associados; 3) ressarcimento temporário e extraordinário de despesas pelo banco; prestação de contas, continuidade da contribuição, ressarcimento extraordinário e 5) disposições gerais.

De acordo com a presidenta do sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira a proposta das entidades é uma alternativa para evitar medidas tomadas por um órgão externo, que não tem acúmulo de debate sobre a Cassi, ou a judicialização do tema, o que pode gerar ainda mais prejuízos para todos os interessados.

Com o descaso do banco pelas solicitações das entidades de representação dos trabalhadores, o movimento bancário está realiza atividades em todo o País em defesa da Cassi.