03/02/2020 as 11:28

Entrevista

Nutricionista fala sobre veganismo e seus benefícios para a saúde

Contudo, mudar o estilo de vida gera inúmeras perguntas, principalmente quanto aos nutrientes que o ser humano precisa para sobreviver e o quanto isso influência no dia a dia

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Saúde, sustentabilidade e respeito pelos seres sencientes. Essas são algumas razões para muitas pessoas reduzirem ou abandonar o consumo de produtos de origem animal. Contudo, mudar o estilo de vida gera inúmeras perguntas, principalmente quanto aos nutrientes que o ser humano precisa para sobreviver e o quanto isso influência no dia a dia - por exemplo, para quem pratica esportes e quer manter o peso e não perder músculos. Nutricionista desde 2015 e Pós graduação em nutrição vegetariana, Angie Marques esclarece algumas dúvidas sobre o assunto. Ela trabalha no Restaurante Bubalinos, desde 2019 e faz atendimentos clínicos na Casa Positiva e realiza consultorias alimentares. Confira a entrevista:

                                                               

Bem Estar - Para começar, qual a diferença entre ser vegetariano e vegano?
Angie Marques - Ser vegetariano significa que essa pessoa deixou de comer carnes de todos os tipos, de boi, porco, frango, peixe...Dentro do vegetarianismo existem algumas divisões em que estão relacionadas ao consumo ou não de ovos, laticínios e outros produtos de origem animal que vão além da alimentação. Pessoas que não consomem nada que venham do animal são chamadas de vegetarianas estritas e quando elas vão mais além da alimentação , vão para os cosméticos, ativismos e vestuários elas são chamadas veganas! O veganismo faz parte do vegetarianismo mas envolve atos políticos muito mais além somente das condutas alimentares.

Be - Quais são as principais vantagens para a nossa saúde ao adotar uma dieta vegana?
AM - A dieta vegana é rica em fibras, proteínas, carboidratos complexos, vitaminas e minerais, livre de gorduras saturadas e colesterol! Ativa nossa imunidade, protegem nosso organismo das doenças crônicas, nos traz energia e nos mantém nutridos! Ela previne patologias que são oriundas de uma alimentação rica em gorduras, conservantes e aditivos químicos!
Por ser oriunda de alimentos naturais, ela faz com que nosso organismo absorva e metabolize de forma adequada todos os nutrientes necessários.

Be - Com relação ao consumo de soja, por que existe tanta polêmica? Quais são os reais perigos que a soja apresenta para a nossa saúde?
AM - Em relação a soja acredito que sua repercussão negativa seja muito mais influenciada por um mercado de consumo que incentiva a produção de carnes! A soja no Brasil é destinada para o consumo dos animais! Ela é impactada com substâncias para que os animais comam e tenho mudanças radicais no seu corpo para que esses sejam vendidos e levados para o abate de maneira mais rápida! Acredito que devemos repensar no seu tipo de plantio, na sua destinação de consumo e fazer mais estudos a partir daí para assim entendermos que a soja é sim um tipo de leguminosa muito importante para os seres humanos.

Be - Veganos possuem alguma desvantagem quando querem ganhar massa muscular?
AM - Não! As proteínas de origem vegetal tem as mesmas funções das de origem animal! Organizar a alimentação e fazer atividade física são fundamentais para todos os tipos de condutas alimentares.

Be - Quais outros cuidados de saúde a dieta vegetariana precisa?
AM - Ressalto sempre sobre a vitamina B12! O acompanhamento dela deve ser levado em consideração para uma suplementação diária adequada e individual!