06/02/2020 as 19:03

VIDA SAUDÁVEL

Saiba como prevenir a hipertensão arterial

Hábitos saudáveis ajudam na prevenção da doença

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

“Sou do município de Aquidabã e não tenho costume de ir ao médico regularmente, muitas vezes fujo um pouco da dieta e tenho que aguentar as consequências com minha pressão arterial que é alta, além da minha diabetes que sempre está descompensada como agora e acabo parando no hospital. O médico daqui do Huse me explicou o que tenho que fazer e vou ter que seguir se quiser ter saúde”, esse foi o depoimento da costureira Maria Isabel Mota, 54, que sofre com a hipertensão há sete anos. Ela está com a diabetes descontrolada e precisou ficar em observação médica até uma possível alta hospitalar.

Assim como ela, outros 67 pacientes foram atendidos no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) com diagnóstico de hipertensão arterial no primeiro mês deste ano. Uma doença crônica, assintomática e silenciosa. A hipertensão arterial é uma epidemia e tem o componente genético associado junto com o estilo de vida que é adotado. Dieta desregrada, rica em sal, gordura e falta de exercício físico levam a hipertensão arterial, em 95 % dos casos, causando graves consequências ao coração, cérebro, rins e vasos sanguíneos. Por isso, o cardiologista do Huse, Renato Mesquita, faz um alerta às pessoas sobre a importância de prevenir e tratar adequadamente a doença.

“O diagnóstico é fácil, basta aferir a pressão, um trabalho que qualquer profissional de saúde está apto a fazer, o diagnóstico é de segmento, não tem nenhum tipo de exame que precisa ser feito, é apenas a história clínica, só é medir a pressão, ver o fator de risco e iniciar o tratamento. As pessoas ligam o tratamento da hipertensão à medicação. Ela é o componente de menor impacto na hipertensão arterial. É provado que o paciente que toma o remédio e não faz uma mudança no estilo de vida não tem o impacto clínico que a gente espera”, explicou.

Além da hipertensão arterial ser uma doença, ela também é um fator de risco para outras doenças graves relacionada à mortalidade dos pacientes que chegam ao hospital com Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença vascular crônica, infarto agudo do miocárdio, doença obstrutiva periférica e retinoplastia.

As formas de prevenção da hipertensão arterial estão ligadas à prática de atividade física, reduzir o sal e o consumo de álcool, evitar alimentos gordurosos, controlar o estresse, não fumar e alimentação saudável. Para quem é hipertenso, a pressão deve ser aferida regularmente e quem não é hipertenso deve fazer a aferição pelo menos duas vezes ao ano, além de seguir a orientação médica.

|Fonte e Foto: SES