11/02/2020 as 09:37

Prevenção

SES realizará campanha no Carnaval

O programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SES também realizará os testes rápidos de HIV.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com o tema “Onde tem festa, tem prevenção”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) irá distribuir 50 mil preservativos durante o Carnaval deste ano. Além do incentivo ao uso da camisinha, a campanha irá focar também em outras formas de prevenção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). O programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SES também realizará os testes rápidos de HIV.

“Esse ano iremos focar não apenas na camisinha, mas em outras formas de prevenção além dela: o uso de medicamentos que ajudam na prevenção. Para aquelas pessoas que usaram a camisinha e ela estourou, tem no máximo até 72h para buscarem o serviço de urgência e dizer o que aconteceu e tomar o PEP”, explicou o gerente do programa de ISTs, o médico Almir Santana.

Santana explicou ainda que para os indivíduos que não querem usar de maneira nenhuma a camisinha pode ir até o Hospital Universitário, fazer um cadastro e fazer o uso do PrEP enquanto estiverem expostos aos vírus. “Estamos mudando nossa forma de abordagem, pois muita gente não quer usar a camisinha de jeito nenhum. A camisinha é a forma mais segura, é uma escolha e para muita gente a escolha é não se proteger, por isso estamos falando este ano de outras formas de prevenção”, alertou.

O médico destaca que durante o Carnaval a campanha estará presente nos blocos de rua do Conjunto Bugio, em Aracaju, de Ilha das Flores, Propriá, Itabaiana, Cedro de São João, Neópolis, Simão Dias e da Caueira, em Itaporanga.

Palestras também estão na agenda da campanha e serão realizadas antes da folia de Momo para funcionários do Instituto Federal de Ensino Superior (IFES) e da empresa Vitória, além de uma capacitação para estudantes de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, que irão trabalhar como voluntários no Carnaval.

Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sergipe, o Programa IST/Aids estará realizando testes rápidos de HIV, Sífilis e hepatite B no Mirante da 13 de Julho, nos finais de tarde dos dias 12 e 13.

O ponto alto da campanha é o desfile do Bloco da Prevenção da Secretaria de Estado da Saúde, que acontecerá na tarde do domingo de Carnaval, dentro do tradicional bloco Rasgadinho, no Bairro Cirurgia. Cerca de 500 foliões estão sendo esperados no Prevenção.