20/03/2020 as 19:27

NOVO CORONAVÍRUS

COVID-19: Sergipana conta como tem sido rotina em Buenos Aires após decisão do governo local

Ela revela que o governo agiu rápido e população tem respeitado isolamento domiciliar

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A publicitária sergipana, Inês Reis, que mora há três anos em Buenos Aires, capital da Argentina, conversou com nossa equipe de reportagem sobre as mudanças na rotina do país desde que a quarentena nacional foi decretada. Segundo ela, o governo argentino agiu rápido e a população tem respeitado às determinações.

“Na última sexta-feira, 13, já recebemos as informações para trabalhar em casa. Já na segunda, dia 16, eles reduziram o transporte público. Bares, boates, locais públicos também estão todos fechados. Nas calçadas dos supermercados existem marcações indicando a distância um do outro. As pessoas têm respeitado bastante por aqui e os setores estão funcionando com bem menos gente”, relata.

Acostumada a agitação diária, e saídas na movimentada noite portenha, a sergipana, que também atua como dj, revela como tem sido os dias. “A rotina mudou completamente e temos aprendido a conviver em casa. Então estamos vivendo uma nova realidade, abusando da criatividade para passar o tempo. O trabalho continua normal, mas, agora, em home office. Na verdade, tudo é dentro de casa, por isso, quando não estou trabalhando, vejo séries, realities, aprendo novas receitas, entre outras coisas. A gente precisa se virar para ter o que fazer”, comenta.

Um detalhe que, para ela, surpreendeu foi a ação rápida do governo, com proibição de circulação de pessoas em locais públicos, fechamento de fronteiras etc. “Os serviços em geral foram adiados. O dinheiro dos aposentados será adiantado. O governo também disponibilizou um número para denunciar aqueles que não têm respeitado a quarentena e, no primeiro dia, mais de mil denúncias foram feitas. Isso tem sido muito bom para ajudar a frear a propagação da doença”, pontua.

Hoje, o país tem 128 casos confirmados e foi o primeiro da América a ordenar isolamento domiciliar total de toda a população. Contudo, a publicitária diz que as pessoas não têm perdido a esperança de boas novas em breve.  “Tem sido difícil, mas tenho certeza que vamos superar isso logo”, finaliza.

|Da redação do JC Online

||Foto: Arquivo pessoal