23/03/2020 as 09:11

Idosos

Campanha de vacinação contra gripe começa hoje em todo o país

É necessário apresentar a carteira de vacinação e documento de identificação, e o profissional da saúde, também um comprovante de que faz parte desde grupo prioritário.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Começa nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com Ministério da Saúde, nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes.

Ao todo, a campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio. Para alcançar esse público foram investidos R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 9 de maio (sábado). Nessa data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender a todos os grupos prioritários. Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

Na capital

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), antecipou para sábado, 21, a Campanha de Vacinação promovida pelo Ministério da Saúde (MS), que começaria apenas hoje (23). A antecipação, no entanto, não retira a capital sergipana da programação preparada pelo Governo Federal. Nesta segunda-feira, 23, continua havendo a imunização em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas nos bairros do município, sempre no horário entre 7h30 e 16h30. É necessário apresentar a carteira de vacinação e documento de identificação, e o profissional da saúde, também um comprovante de que faz parte desde grupo prioritário.

No total, foram imunizados durante todo o dia 20.676 pessoas, sendo 15.986 idosos e 4.690 profissionais da saúde.

A administração municipal da capital do Ceará, Fortaleza, tomou a mesma decisão que a gestão de Aracaju. Desta maneira, as duas capitais nordestinas foram as únicas a garantirem prazo estendido de imunização aos seus cidadãos.

Novo coronavírus


A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Segundo o ministério, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.