26/03/2020 as 08:30

Covid-19

SergipeTec produz máscaras de proteção facial em 3D

Acessório irá auxiliar profissionais da área de saúde no combate ao coronavírus

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

SergipeTec produz máscaras de proteção facial em 3D

Pensando em auxiliar os profissionais de saúde de Sergipe, em decorrência do coronavírus (Covid-19), o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) está fazendo parte de um grupo de instituições e pessoas, que estão juntando esforços para a produção de máscaras de segurança em 3D (face shield) para distribuição gratuita em hospitais.

Segundo o gestor de estudos e projetos de inovação do SergipeTec, Marcelo Dósea, a máscara será para uso dos profissionais da área de saúde nos hospitais públicos do estado, em especial no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e Hospital Universitário (HU). "Hoje nós temos no Parque Tecnológico cinco impressoras 3D FDM, que atuam com filamento, para a confecção específica dessas máscaras. Iniciamos a produção na última segunda (23), e a confecção será doada para a Secretaria de Estado da Saúde, onde será realizada toda a parte de desinfecção desse material para, posteriormente, ser entregue aos hospitais públicos", explica.

O próprio SergipeTec está fazendo as impressões, por meio do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Regional (NuTEC). O Núcleo tem aporte financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e Comunicações (MCTIC), além de apoio do Governo do Estado. "Estamos produzindo mais de vinte máscaras por dia para entrega à Secretaria da Saúde. Nossa expectativa é iniciar a distribuição na quinta-feira, 26 de março”, finaliza Marcelo Dósea.