30/06/2020 as 08:12

PROFISSIONAIS

PMA tem dificuldade para contratar médicos

Hospital de Campanha tem mais de 90 leitos inativos por falta de profissionais

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que ainda é alta a demanda de contratação de médicos para atuarem no Hospital de Campanha. O Hcamp possui 60 leitos ativos e tem capacidade para 152, com isso a previsão é que se necessite de cinco mil horas de médico. A SMS chegou a comunicar que há dificuldade de contratar profissionais para atuarem no combate ao coronavírus e, por isso, recebeu aval da Justiça para contratar médicos com diploma estrangeiro, fato que não foi bem aceito pelo Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese).

Em uma coletiva realizada pelo Cremse, foi falado pelo presidente de Conselho, Jilvan Pinto Monteiro, que não havia necessidade de contratação de médicos com diploma estrangeiro, já que o órgão havia recebido no período de janeiro a junho 315 novas inscrições, totalizando em Sergipe um número de 4.645 médicos ativos. “Dessa forma, não justifica querer colocar profissionais que ainda não são médicos no Brasil para atender a população, principalmente o SUS”.

Como medida para fazer um chamamento de profissionais, o Cremese disponibilizou um canal de e-mail para que os médicos interessados em trabalhar no Hospital de Campanha pudessem se manifestar. “Em um curto espaço de tempo conseguimos mais de 115 profissionais interessados”, revelou. Sobre a contratação de novos médicos, a SMS reforçou que, diante da alta demanda por médicos por conta da pandemia, os Ministérios Públicos Federal e Estadual ingressaram com uma ação civil pública determinando que a Prefeitura de Aracaju contrate profissionais sem Revalida e que o Cremese emita essa documentação provisória. “A Prefeitura de Aracaju vem cumprindo a determinação judicial e iniciou o recebimento de documentação dos profissionais interessados na sexta, dia 26, assim que o Conselho Regional de Medicina de Sergipe enviou a documentação de 63 médicos.

Os setores administrativo e jurídico da SMS deram seguimento aos trâmites de contrato e, a partir de segunda-feira, dia 29, um grupo de 30 profissionais iniciou capacitação, por meio do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), nas áreas de paramentação e desparamentação, índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional; Pronação e PCR para o paciente com Covid-19”, frisou. Ainda segundo a SMS, atualmente o Hcamp possui 60 leitos ativos e tem capacidade para 152. Os leitos serão liberados conforme a contratação de médicos e de demais profissionais de Saúde. A previsão é que se necessite de cinco mil horas de médico.