07/07/2020 as 08:50

CONTRA A COVID-19

Farmácias apontam remédios mais vendidos

De acordo com o presidente do Sindicato das Farmácias de Sergipe, Alex Garcez, hoje a Invermectina é campeã de venda

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

As farmácias de todo o Estado recebem todos os dias dezenas de pessoas e receituários médicos com a indicação do uso de medicamentos como Invermectina, Azitromicina, Dexametasona, Prednisona, Prednisolona e suplementos vitamínicos de vitamina C, D e zinco para o fortalecimento do sistema imunológico e tratamento contra a Covid-19.

De acordo com o presidente do Sindicato das Farmácias de Sergipe, Alex Garcez, hoje a Invermectina é campeã de venda nos estabelecimentos de farmácia porque vários médicos estão prescrevendo, mesmo sem estudos científicos: muitos profissionais têm usado em seus protocolos. “Estamos recebendo muitos receituários médicos tanto da rede pública quanto da privada em que os médicos têm indicado o uso desses medicamentos para o tratamento contra o coronavírus ou mesmo para fortalecimento da imunidade.

A Azitromicina é um antibiótico usado no tratamento de várias infecções bacterianas, é um medicamento que só pode ser vendido com receituário e ultimamente tem estado bem presente nas indicações médicas. Além dele, há muita procura pela Invermectina, que é um antiparasitário usado no tratamento de pediculose e escabiose, entre outros”, disse.

Quanto à Hidroxicloroquina, apesar de bastante procurada, tem sido barrada para as farmácias e tem ficado apenas nos hospitais. “A pedido do governo, devido à alta procura nas farmácias, o medicamento tem ido somente para os hospitais, pois ele é usado para tratar problemas como lúpus e artrite reumatoide. Inclusive, tenho clientes que faziam tratamento para estas doenças e que agora estão com dificuldade em adquirir estes medicamentos”, relatou Alex. Além destes medicamentos, muitos médicos têm indicado ainda uma suplementação como vitaminas D, C e zinco. “É uma suplementação para melhorar o sistema imunológico e os médicos têm indicado a partir de cada situação clínica”, completou. Hoje, no mercado, a Invermectina está sendo vendida por R$ 16,40 a caixa com dois comprimidos e R$ 33,28 a caixa com quatro comprimidos.