04/08/2020 as 08:45

MATERNIDADE

Amamentação: Semana Mundial chega à 28ª edição

Cento e vinte países estão unidos em diversas ações correlacionadas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O mês de agosto é marcado pela Semana Mundial da Amamentação. Este ano, a campanha chega à 28ª edição e 120 países estão unidos em diversas ações correlacionadas. O tema é “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”. Em Sergipe, a data é um momento para reforçar a necessidade de captação de mais doadoras. “Estamos com o estoque de leite materno completo até o final de agosto, porém no mês onde comemoramos o Agosto Dourado intensificamos sua importância e aproveitamos para divulgar na mídia e captar mais doadoras”, reforça a coordenadora do Banco de Leite Humano Marly Sarney, Bárbara Reis Marques.

Marques explica que o banco trabalha com um cadastro online para que as mães interessadas em fazer a doação possam entrar em contato e receber orientações de como proceder para fazer a doação. “Estamos com um cadastro online e, caso as mamães tenham interesse, podem ligar no número (79) 3216-630 e através do WhatsApp passamos informações de como ela poderá doar. Também é necessária uma avaliação médica, se liberada pelo médico nós incluímos essa mãe na rota para a busca e ordenha do leite”, explicou. Sobre a importância do leite materno, Bárbara destaca que ele é o melhor alimento para garantir os nutrientes necessários aos recém-nascidos até os seis meses de idade. Rico em proteínas, anticorpos, gorduras e água, ele é essencial para o bom desenvolvimento da criança. Ao amamentar, a mãe se protege contra o câncer de mama e útero, perda de peso e fortalece o vínculo com seu filho”, finalizou. Para ajudar com a doação em Aracaju é só entrar em contato com o banco de leite pelo número 3226-6301 ou no Banco de Leite Humano Marly Sarney, na Rua Mato Grosso, s/n , Bairro José Conrado de Araújo.

Doação de frascos
Para a doação de leite são necessários frascos de vidros, mas o item está cada vez mais escasso, por isso Bárbara pede também a doação desses objetos. “A missão do banco de leite é facilitar a doação e promover a amamentação, atuando como intermediário entre as mães que desejam doar e os recém-nascidos internados na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes que, devido às circunstâncias particulares, não podem ser amamentados pela mãe e encontram-se em situação vulnerabilidade nutricional”, disse a coordenadora do banco de leite. Ela disse que, embora tenha sido realizado esse ano uma grande divulgação, a ausência de frascos no mercado vem provocando uma queda desses insumos primordiais para a manutenção das atividades do banco de leite, pois somente os frascos de vidro com tampa plástica, como os de maionese ou de café solúvel, são adequados para o armazenamento e preservação do leite, alimento vital para os bebês. “Essa é uma forma de solidariedade que ajuda os bebês prematuros internados na Unidade Terapia Intensiva (UTI), já que o leite materno é considerado o mais completo alimento para o bebê.

O leite humano contém proteínas, vitaminas, água, gorduras e outros benefícios para o desenvolvimento do prematuro de forma saudável”, informou a coordenadora. Bárbara disse ainda que esse material é esterilizado e seguro e resistente ao congelamento e descongelamento. “O processo evita que o leite não perca os seus nutrientes, além de não acumular cheiro e resíduos, e é fácil de esterilizar com o uso da tampa de plástico, disse a enfermeira. A higienização do frasco é de extrema importância para não deixar o leite em risco. O próprio BLH realiza a higienização”, explica.

Pontos de Coleta
Banco de Leite Humano Marly Sarney: Rua Mato Grosso, S/n, bairro José Conrado Araujo Maternidade Nossa Senhora de Lourdes: Avenida Presidente Tancredo Neves. Bairro América. Aracaju (SE). Telefone (79) 3225-8650 Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel: Rua Jackson de Figueiredo, 401. Centro. Itabaiana (SE). CEP 49500- 00. Telefone (79) 3431-2290. Fax (79) 3431-2290. Email diretoria@msjose.com.br. Maternidade Zacarias Júnior/ Banco de Leite Humano Zóed Bittencourt: Rua Hipólito Santos. Centro. Lagarto (SE). CEP 49400-000. Telefone (79) 3631-2723. Fax (79) 3631- 9319. Email bancodeleite@ maternidadelagarto.com Hospital Santa Isabel “Dr. Fernando Guedes”: Avenida Simeão Sobral. Bairro Santo Antônio. Aracaju (SE). CEP 49060-640. Telefone (79) 3212- 4900. Fax (79) 3236-2053.