17/08/2020 as 08:51

ATIVIDADE FÍSICA

Core fortalecido ajuda no equilíbrio e melhora a postura

Para conquistar um corpo definido, de maneira geral é necessário unir atividade física e dieta

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em tempo de pandemia, a maioria das pessoas estão realizando suas atividades físicas em casa. As academias aqui na nossa capital ainda não foram liberadas, e para quem quer manter a saúde em dia, o jeito é se exercitar em casa, com a orientação de um profissional de educação física, de forma presencial ou on-line. O abdômen é sem dúvida a região mais desejada por muitos homens e mulheres.

Os tão desejados “gominhos” são apenas um detalhe, o que realmente importa e é essencial para todos é fortalecer a região para evitar problemas nas costas, desalinhamento da postura e proteger a coluna.

De acordo com o personal trainer Ewerthon Magalhães, o core é um conjunto de 29 músculos que são responsáveis por estabilizar e sustentar o tronco e proteger os órgãos internos. “Essa região enfraquecida gera uma sobrecarga postural, ocasionando dor, desconforto e até lesões”, comentou ele. Os principais músculos do abdômen são: o reto abdominal, oblíquos internos e externos e transversos.

Existem vários tipos de exercícios abdominais que ajudam no fortalecimento da região do core. “A maioria das pessoas imaginam que os exercícios apenas servem para o abdômem, mas na verdade os movimentos de rotação durante a atividade física estabilizam e fortalecem a coluna. Um core ativo, vai proporcionar um melhor o equilíbrio e postura”, explicou Ewerthon.

Para conquistar um corpo definido, de maneira geral é necessário unir atividade física e dieta. “Não existe uma fórmula mágica, não adianta realizar atividade física se não estiver acompanhada de um dieta balanceada, tudo funciona em conjunto.

Cuidar da hidratação do corpo também é de extrema importância manter o intestino funcionando bem. Por isso é essencial procurar profissionais capacitados para ajudar nesse processo de evolução corporal, nutricionista e personal trainer, por exemplo, que realizam protocolos de maneira consciente e individualizada.