31/08/2020 as 14:28

SEQUELAS RESPIRATÓRIAS

Especialista ressalta importância da fisioterapia no tratamento da Covid-19

Trabalho de profissionais da área tem papel fundamental tanto no início do tratamento como na recuperação da Covid-19

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O coronavírus causa uma inflamação severa  nos pulmões, afetando diretamente a troca gasosa e, por isso,  muitos pacientes entram em falência respiratória rapidamente. Dessa forma, a fisioterapia tem papel fundamental tanto no início do tratamento como na recuperação da Covid-19.

Segundo o fisioterapeuta Márcio Ricardo da Silva Santos, que atua no Hospital de Campanha de Nossa Senhora do Socorro e no Hospital Regional de Propriá, esse trabalho é fundamental para salvar vidas de pacientes acometidos pelo vírus. “A fisioterapia está sendo primordial nas unidades de saúde, para a reabilitação pulmonar, retardando e até mesmo evitando intubações dos pacientes usando a Ventilação Mecânica Não Invasiva (VNI). Essa ventilação  faz com que o paciente volte mais rápido à sua funcionalidade pulmonar”, explica o especialista.

Paciente do doutor Márcio Silva, Richarles afirma que a fisioterapia pulmonar foi fundamental para a recuperação dele. “Porque se não houvesse, eu precisaria ter sido intubado e talvez até nem pudesse contar a minha história hoje. O trabalho do fisioterapeuta juntamente com aparelho VNI foi a minha salvação do Covid-19. Tenho que agradecer primeiramente a Deus e depois ao trabalho do profissional da fisioterapia”

O fisioterapeuta ressalta também a importância da fisioterapia pulmonar após a alta hospitalar. “O trabalho com o paciente depois que tem alta, é para a sua reabilitação pulmonar, visto que a Covid-19 deixa sequelas no órgão. Tem casos de pacientes que ficam com cerca de 50% do pulmão comprometido, e para que a funcionalidade volte a ser completa, a fisioterapia é essencial”, conclui Márcio Silva.

|Da equipe JC
|Foto: Divulgação