11/09/2020 as 09:31

PANDEMIA

Escolas apresentam plano de retorno das aulas ao TJSE

Tribunal elaborou um protocolo de emergência para funcionamento e retorno das atividades presenciais nas unidades do Poder Judiciário

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Escolas apresentam plano de retorno das aulas ao TJSEDivulgação

Como voltar às atividades presenciais com segurança, protegendo a todos dos riscos de contaminação por coronavírus, foi um dos objetivos da reunião realizada na última terça-feira, 8, entre representantes do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e da Federação dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Sergipe (Fenen/SE). Durante o encontro, realizado por meio de videoconferência, o presidente do TJSE, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, explicou que o Tribunal também elaborou um protocolo de emergência para funcionamento e retorno das atividades presenciais nas unidades do Poder Judiciário.

Conforme o professor Renir Silva Lima Damasceno, presidente da Federação dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Sergipe (Fenen/SE), o Protocolo de Cuidados no Ambiente Escolar foi elaborado pelo Instituto Motivação, de São Paulo, com orientação da secretária de Educação de Nossa Senhora do Socorro, professora Josevanda Franco. Ela informou que já existem 800 pessoas sendo capacitadas para o retorno às aulas presenciais. A equipe multidisciplinar que elaborou o protocolo contou com arquiteto, enfermeiras, pedagogos, psicólogos e educadores de várias áreas.

“Trouxe para a reunião a elite do meu Tribunal, como prova da valorização a essa reunião convocada pela Fenen. O professor Renir é uma pessoa conhecida em nosso Estado pelos relevantes serviços que presta à educação”, enfatizou o presidente do TJSE. Ele elogiou o protocolo elaborado pela Fenen/SE e disse que o Tribunal é um parceiro. “Contem com a presidência do TJ. Precisamos trabalhar juntos para vencermos esse momento tão difícil. É preciso darmos as mãos e abraçarmos as boas práticas. Que possamos, com fé em Deus, ultrapassar as dificuldades, que ainda são grandes”, completou o presidente do TJSE.

Renir Damasceno agradeceu a deferência à federação e disse que pretende apresentar o protocolo à Secretaria de Estado da Saúde e à Sociedade Sergipana de Pediatria, por entender que é obrigação da Fenen/SE dialogar com a sociedade. O material já apresentado ao Ministério Público de Sergipe, a representantes das secretarias estadual e municipal de Educação, ao Sindicato dos Professores da Rede Particular de Sergipe, ao Conselho Municipal de Educação de Aracaju (Conmea) e ao Conselho Estadual de Educação (CEE).

Do TJSE, também participaram da reunião a diretora do Centro Médico, Joana Maria Martins Oliveira; o juiz auxiliar da presidência, Marcos Pinto; a juíza coordenadora da Infância e Juventude, Rosa Geane Nascimento; o secretário de Planejamento e Administração, Erick Silva de Andrade; e a chefe de Gabinete da Presidência, Luciana Costa. Também estiveram presentes o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor João Bosco Delfino; o vice-presidente da Fenen/SE, professor José Sebastião Filho; o advogado Gustavo Andrada Santos; o diretor Rodrigo Santana; e a assessora de Comunicação, Cristina Rochadel.

|Foto: Divulgação