17/09/2020 as 12:19

CUIDADOS

Saiba o que fazer em caso de picada de escorpião

Os escorpiões vivem escondidos e picam como uma forma de defesa. Portanto, é preciso ter bastante cuidado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os temidos escorpiões continuam aparecendo por diversos bairro em Aracaju. As espécies mais encontradas são duas: Tityus Stigmurus e Tityus Serrulatus. Uma picada de um escorpião pode provocar dor e inchaço, e em alguns casos mais graves, arritmias cardíacas e edema pulmonar agudo, por isso provocam bastante medo nos humanos. Em 2019, foram 814 casos de acidentes por picada de escorpião, já este ano, 602 casos foram registrados.

De acordo com o supervisor de Endemias do Centro de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, José Bomfim, essas duas espécies mais encontradas não possuem grande letalidade. “A última pessoa que morreu por causa de um escorpião foi há mais de 30 anos. Mas, isso não quer dizer que as pessoas não tenham que tomar as devidas precauções para evitar contato com o animal”, aponta.

Muitos acreditam que o inseticida é a melhor opção para acabar com os escorpiões, mas, segundo Bomfim, depois de alguns testes ficou comprovado que essa medida não é eficaz. “Fizemos vários testes, colocando veneno na parede, no chão, e percebemos que ele passa por cima e nada acontece. Porque ele é cascudo, tem uma proteção natural”, explica.

Portanto, a orientação básica para prevenir a presença de escorpiões é controlar as baratas dentro de casa, já que elas são a principal fonte alimentar dos escorpiões. “A barata é sensível. Se chamar uma dedetizadora, logo vai conseguir eliminá-las do local, e consequentemente, irá afastar os escorpiões”, disse o supervisor.

Outra forma de barrar a entrada do animal peçonhento, é colocando telas nos esgotos e ralos. “Eles não entram pela porta da frente de casa, e sim pelos esgotos. Se colocar tela nessas entradas, tanto as baratas, quanto dos escorpiões, não conseguirão ter acesso à residência”, ressalta.

Ainda conforme Bomfim, em casas onde já ocorreu a presença do escorpião, os moradores precisam manter a atenção redobrada com sapatos, gavetas, e locais onde ele possa se esconder. Além disso, eles também se proliferam em áreas com resto de materiais de construção.

“O escorpião é predado pelo homem, pelo sapo, pela galinha, por isso ele vive escondido. E a picada dele é acidental. Ele não se alimenta de sangue, então ele não pica porque quer, e sim para se defender. Na hora que alguém coloca a mão no local onde ele tá escondido, por defesa, ele pica. Quando ele está circulando pelas casas, é porque há algum problema, ou ele tá com fome ou doente”, alerta Bomfim.
Ainda segundo ele, as equipes realizam cerca de mil visitas à domicílio por ano para explicar sobre os cuidados com escorpiões.

Os cinco bairros que mais notificaram casos de picadas de escorpião em 2019 foram Santa Maria, Bugio, Santos Dumont, São Conrado e Farolandia. Já os que mais notificaram em 2020 foram Santos Dumont, Santa Maria, Industrial, Cidade Nova e América.

|Repórter: Laís de Melo

||Fotos: André Moreira