21/10/2020 as 09:52

ENFERMIDADE

Periodontite pode ser fator de risco para câncer de mama

Pesquisa sobre enfermidade foi publicada na Revista Frontiers in Oncology

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Diversos estudos apontam a relação entre uma enfermidade bucal chamada periodontite e doenças como diabetes, problemas cardíacos, acidente vascular cerebral (AVC) e alguns tipos de câncer. Recentemente, uma pesquisa realizada publicada na Revista Frontiers in Oncology verificou que esta infecção grave na gengiva e ossos que sustentam os dentes pode ser um potencial fator de risco para o desenvolvimento de câncer de mama.

                                           

A dentista especialista em periodontia Adriana César explica que a periodontite é uma doença inflamatória provocada por bactérias e que atingem os tecidos de proteção e sustentação da boca. A doença começa com uma gengivite, que é a inflamação da gengiva e sangramento ao escovar os dentes ou ao morder alimentos e que evolui para a perda do osso que envolve o dente. “As bactérias formam um biofilme entre os dentes que acabam se infiltrando na gengiva, provocando uma reação inflamatória local. Muitas vezes as pessoas passam o fio dental ou escovam os dentes e eles sangram e acham que há uma sensibilidade, mas isso é um sinal de que a saúde bucal está prejudicada e é necessário procurar um profissional”, alertou.

A periodontista chama atenção ainda que, como não é uma doença que causa dor em seu estágio inicial, muitas pessoas nem notam seu aparecimento. “A curto prazo, ela aparece apenas como uma inflamação na gengiva e sangramento, mas no futuro há perda do elemento dentário e o acumulo de bactérias é gradativo e que pode acarretar na perda de osso em volta do dente, mais especificamente na raiz dele, onde é sustentado”, comentou.

Adriana destaca ainda que estudos já mostram a relação entre doença periodontal e diabetes, AVC, cardiopatias, além de ser mais frequentes caso os adultos tenham nascido prematuros ou com baixo peso. “Outras pesquisas revelam também que a periodontite não provoca danos somente na boca, o corpo inteiro é afetado, pois as bactérias de infiltram na corrente sanguínea e alcançam várias partes do corpo, provocando danos. Essas bactérias fazem desordem nas células e provocam tumores”, pontuou.

Para prevenir a periodontite e, consequentemente, o aparecimento de outras patologias, Adriana César reforça que é essencial a escovação adequada, o uso do fio dental e a visita periódica ao dentista. “O tratamento preventivo é a escovação e o fio dental. A higienização bucal precisa ser feita sem pressa, com calma. E também são necessárias as visitas ao dentista. Caso a doença tenha progredido de gengivite para periodontite, o profissional da saúde vai avaliar o caso e realizar a raspagem do biofilme bacteriano”, finalizou a periodontista.