09/11/2020 as 13:14

SAÚDE

Diabetes: oftalmologistas organizam ações para prevenir doença que pode causar cegueira

Até o momento, estão confirmadas mobilizações na Bahia, em Sergipe e no Ceará. Em todos, pacientes da rede pública farão exames para detectar retinopatia diabética

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fornecer atendimento gratuito e altamente qualificado aos pacientes com diabetes por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é a meta principal dos mutirões que serão realizados em diferentes cidades do Nordeste, durante todo o mês de novembro, com apoio institucional do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Capitaneadas por médicos oftalmologistas voluntários, as atividades acontecerão em alusão ao Novembro Azul, período dedicado à luta contra o diabetes em escala global.

Essa doença é responsável por provocar alterações vasculares, que podem levar à cegueira e a outras complicações que afetam de maneira grave rins, coração e membros inferiores. Conforme explica o presidente do CBO, José Beniz Neto, a análise dos olhos é um dos métodos mais práticos para triar precocemente possíveis alterações na saúde da pessoa com diabetes. “Além de detectar a retinopatia diabética, agravamento que pode levar à cegueira, o exame do fundo de olho serve como parâmetro de alerta. Se existem complicações vasculares na retina, há risco aumentado para outras manifestações perigosas, como problemas cardíacos e comprometimento da função renal”, pontua.

Sergipe – Em Aracaju, a campanha anual de “Prevenção da Cegueira e Outras Complicações do Diabetes” também foi remodelada para levar de forma segura assistência a quem mais precisa. Até o fim de novembro, um técnico de enfermagem visitará semanalmente o centro de atendimento especializado da prefeitura, para realizar fotografia do fundo de olho dos pacientes com diabetes assistidos pela unidade. As imagens do exame serão encaminhas digitalmente para um médico oftalmologista, que produz o laudo à distância.

Conforme salienta o coordenador do projeto, Gustavo Barreto, em cada oportunidade, a atenção será direcionada para um grupo restrito, ao invés de concentrar os atendimentos no mesmo dia, como habitualmente ocorreu em mutirões anteriores. “O suporte é dado justamente ao paciente que já está no centro de referência para acompanhamento de rotina. Após a conclusão do laudo, o resultado é encaminhado à equipe que já faz o seguimento daquele paciente. Ao todo, cerca de 500 pessoas devem ser beneficiadas com essa dinâmica, que teve início em setembro”, diz.

Campanha nacional – As ações no Nordeste estão integradas a várias outras contra o diabetes em todo o Brasil e contam com a participação direta de médicos oftalmologistas. Dentro desse calendário nacional, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realizará em 21 de novembro, por meio de seu canal no Youtube, o evento digital 24 horas pelo Diabetes.

Na oportunidade, a população poderá participar de sessões de teleorientação com médicos especialistas, além de ter acesso a reportagens, entrevistas e palestras. Profissionais da saúde, artistas e outras personalidades foram convidados a participar. Todos abordarão diferentes aspectos relacionados à doença, sempre com foco na prevenção.