11/11/2020 as 09:01

BENEFÍCIOS

Exame da Retina sem dilatação de pupila já é uma realidade

Os avanços da tecnologia aplicada à saúde têm trazido muitos benefícios para os profissionais da área e principalmente para os pacientes

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O diagnóstico precoce de doenças como glaucoma e descolamento de retina é fundamental para evitar a perda irreversível da visão. Os avanços da tecnologia aplicada à saúde têm trazido muitos benefícios para os profissionais da área e principalmente para os pacientes. Graças a modernos equipamentos, doenças que antes tinham diagnóstico demorado, agora possuem maiores probabilidades de cura. Ciente dessa necessidade, o HORG - Hospital de Olhos Rollemberg Góis investe constantemente em aparelhos modernos e de última geração para o tratamento de diversas das doenças oculares.

Um desse aparelhos, é o Daytona com tecnologia OptoMap, vindo do Reino Unido, e é utilizado para realizar a Retinografia de grande angular a laser, exame que escaneia digitalmente a retina. De acordo com o médico oftalmologista Vinícius Góis, o Daytona é o aparelho mais moderno em tecnologia e desenvolvimento disponível atualmente para exame de fundo de olho. “No exame de retina convencional, onde há dilatação da pupila, além de tomar muito tempo do paciente, após o procedimento pode ser difícil focalizar objetos próximos durante algumas horas, interferindo na capacidade de conduzir veículos e de trabalhar. No exame de retina sem dilatação o conforto para o paciente é evidente, diria que essa é maior vantagem deste equipamento, permitindo que ele possa realizar suas atividades normalmente após o exame”, comentou o oftalmologista.

Através do Daytona são geradas imagens digitais em HD para a documentação do fundo de olho em grande ângulo que os aparelhos convencionais não fazem com isso consegue-se documentar extensas áreas da retina até a periferia. A retina, localizada no fundo do olho, é o único lugar do corpo onde o vasos sanguíneos podem ser vistos diretamente. Isso quer dizer que, além das condições do olho, sinais de outras doenças como, por exemplo, doenças cardíacas, hipertensão e diabetes, também podem ser vistas na retina.
Optomap Daytona é o equipamento que permite uma maior visão panorâmica do fundo de olho através da captura de uma foto em alta resolução da retina. O procedimento leva 1/4 de segundo, não é invasivo e não necessita dilatar a pupila como já foi dito anteriormente.
 
O procedimento é simples e indicado para qualquer idade. Para fazer o exame, basta aproximar um olho por vez no orifício frontal do Optomap Daytona e aguardar um suave flash de luz verde que capturará a imagem da retina. Em poucos minutos o paciente já pode voltar a suas atividades normais, enquanto as imagens geradas pelo aparelho permitem ao médico documentar o estado do olho do paciente para acompanhamento de doenças e são um material que pode ser estudado para descobrir doenças que não seriam vistas por métodos convencionais que alcançam somente 45 % do fundo de olho.