16/11/2020 as 11:19

SAÚDE

Pesquisadores da UFS projetam estabilização final da pandemia

Cenário projetado para março do próximo ano ainda não considera uso de vacinas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pesquisadores da UFS projetam estabilização final da pandemia

O Laboratório de Econo - mia Aplicada e Desen - volvimento Regional (Leader) da Universidade Fe - deral de Sergipe (UFS) divul - gou, na manhã desta sexta-fei - ra, 13, uma nova projeção da evolução da contaminação do novo coronavírus em Sergipe. A análise no âmbito do projeto EpiSergipe sinaliza que a es - tabilização final da pandemia no estado ocorrerá somente a partir do mês de março do próximo ano. “Estima-se que a pandemia volte à sua trajetória de maior desaceleração a partir de 28 de novembro de 2020, e que a estabilização – natural – da doença ocorra apenas em 21 de março de 2021, mais de um ano após o seu início.

Nesse ponto, ainda, vale destacar que não se considera qual - quer intervenção de vacina ou utilização de medicamentos prescritos para esse tipo de do - ença, mas sim uma previsão de estabilização final,” diz a pro - fessora de Economia da UFS, Fernanda Esperidião. Este cenário é projetado com o número de novos casos diários do novo vírus respiratório sendo igual ou inferior a cinco. A previsão foi feita com base nos bole - tins epidemiológicos da Se - cretaria de Estado da Saúde, no período de 15 de março, quando houve a confirmação do primeiro caso da doença, até 8 de novembro.

Outro dado observado é que a taxa de crescimento mé - dia de novos casos foi de 0,21% ao dia, durante os trinta dias do mês de setembro, subindo para 0,27% ao dia ao longo do mês de outubro. Já nos oito primeiros dias de novembro, a taxa caiu para 0,15% ao dia. Entretanto, os pesquisadores alertam para a possibilidade de pequenas ondas de curta du - ração que geram um efeito de persistência da contaminação