02/02/2021 as 07:55

ESCOLAS

Rede pública: professores devem voltar ao trabalho após vacinação

Segundo Sindipema, escolas de Aracaju não têm estrutura para acolher alunos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rede pública: professores devem voltar ao trabalho após vacinação

Apesar de já ter data para o retorno das aulas nas escolas municipais de Aracaju – dia 22 de março –, os professores da rede já decidiram que só retomam o trabalho presencial nas escolas quando todos os profissionais forem imunizados contra a Covid-19. A decisão, segundo o Sindicato dos Profissionais do Ensino de Aracaju (Sindipema), é porque muitas escolas municipais não têm estrutura necessária para acolher os alunos seguindo um protocolo sanitário mínimo, além do aumento expressivo de casos da doença. A presidente do Conselho Municipal da Mulher, ligado ao Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Joelma Dias Silva, assim que foi acionado o estado de calamidade por conta da pandemia provocada pela Covid-19, o Ministério Público recomendou que a prefeitura antecipasse as férias dos professores.

Apesar dos professores não gostarem muito dessa medida, porque as escolas possuem autonomia para fazer seu próprio calendário escolar graças a Lei de Gestão Democrática. “O período de férias foi antecipado, mas não houve um aval da categoria e o sindicato também não concordou. Depois das férias os professores voltaram, algumas escolas resolveram fazer módulos de atividades para que os alunos levassem para casa e depois eram devolvidos para que pudessem ser corrigidos, sempre seguindo as medidas sanitárias. Muitas escolas que possuíam internet, os alunos recebiam as atividades por aplicativos e outras ferramentas para que os alunos pudessem conversar com os professores e tirar dúvidas. Mas como a maioria dos nossos alunos não possui internet em casa, nem tablets, computadores ou celulares, ficou difícil para esses alunos receberem o material para aprendizagem do ano de 2020. E esse é o cenário desde o início da pandemia”, revelou.

O ano letivo da rede municipal se encerrou no último dia 29 de janeiro, as férias dos professores ocorrem agora em fevereiro e a previsão de retorno das aulas é para março. “Terminamos o ano letivo com essa problemática de acesso ao ensino já que houve a precarização. Os professores utilizam seu próprio equipamento de celular, computador e internet, pois nada disso é disponibilizado pela prefeitura”, comentou.

Ainda segundo Joelma, com o número crescente de casos de Covid, há a preocupação da categoria no retorno às aulas sabendo que nem todas as escolas têm a mesma estrutura para receber alunos em grande quantidade. “O prefeito saiu com um protocolo de retorno porque as escolas particulares retornaram as atividades presenciais, mas a Secretaria Municipal de Educação não fez junto com a categoria, através dos seus sindicatos, nenhum protocolo próprio de retorno, até porque nossa ação profissional é diferente das demais categorias. Além de que vamos receber esses alunos sem sequer ter tomado ainda a vacina, e nossa preocupação é que todos os professores sejam vacinados, mas sabemos como será demorado. Por isso, decidimos em assembleia apenas retornar ao trabalho depois que formos vacinados, aí sim retornaremos nossas atividades com a garantia ao profissional de educação”, reforçou Joelma Dias.

Sobre a insatisfação dos professores no retorno às aulas sem estarem imunizados, a Secretaria Municipal de Educação informou que “de acordo com o Plano de Vacinação elaborado pela Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju, os professores fazem parte do grupo prioritário e devem ser imunizados na quarta fase do Plano. O Sindipema deverá apresentar sua pauta de reivindicações à secretária municipal da Educação, Cecília Leite, em reunião agendada para a próxima semana”. Quanto ao protocolo sanitário, a Semed disse que Prefeitura de Aracaju divulgou no dia 12 deste mês, o protocolo para retomada das aulas presenciais na cidade, com medidas de prevenção da infecção pelo novo coronavírus. O documento, que norteará os estabelecimentos de ensino, foi elaborado por um comitê técnico que tomou como referência a Portaria Conjunta nº 20/2020, do Governo Federal, considerou o quadro epidemiológico local e todas estabelecem as medidas institucionais e individuais que deverão ser respeitadas no ambiente escolar. “A Secretaria Municipal da Educação frisa que vem realizando reuniões online entre sua equipe diretiva e os gestores escolares das 74 unidades de ensino municipal. Na tarde da última quarta-feira, 27, por exemplo, a Semed reuniu sua equipe diretiva e diretores das escolas, pelo Google Meet, tendo como principais pautas a finalização do ano letivo 2020 e a preparação para o início do ano letivo de 2021. Outras reuniões sobre o início do ano letivo 2021 irão acontecer ao longo do mês de fevereiro”, disse.

Sobre a falta de apoio tecnológico aos professores, a Semed informou que os professores da rede tiveram a opção de utilizar os computadores e internet das escolas para manter as aulas online, agendando previamente com a gestão o melhor horário para a utilização dos equipamentos sem que houvesse aglomeração no ambiente escolar. “Realizamos ainda a distribuição de 53 tablets com acesso à internet aos coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental, para que eles pudessem oferecer suporte aos professores sempre que necessário” Além disso, a secretaria informou que foram disponibilizados também para alunos, pais e professores, o portal “A Escola vai até você”, acessível pelo computador ou celular, com material pedagógico diversificado, em formato de texto e vídeo; também implementamos o reforço pedagógico. “O projeto, disponibilizou um canal de atendimento por chat no portal, telefone e WhatsApp em dois turnos. Monitores da Semed estiveram à disposição dos estudantes da rede para tirar dúvidas sobre o conteúdo que esteja estudando. Para os estudantes que não tem acesso à internet, além do material impresso, disponibilizamos ainda aulas na TV Câmara, canal 5.3, e aulas via rádio, em formato podcast, em parceria com o Governo do Estado e transmitidas pela Rádio Aperipê.

|Por Grecy Andrade
||Foto: André Moreira