03/02/2021 as 10:40

SERVIÇO

Monitoraju: mais de 270 mil pessoas foram atendidas

Os pacientes têm um suporte médico e psicológico durante o enfrentamento à doença

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A pandemia de Covid-19 trouxe muitas mazelas ao mundo inteiro. E, entre as mais diversas situações, o impacto psicológico, atrelado à solidão e medo, vem afetando milhares de pessoas. Sobretudo pelo isolamento necessário quando se há testagem positiva. E isso tem uma razão: o novo coronavírus, mesmo invisível, separa familiares, afasta amigos. Distancia relações. No entanto, em Aracaju, algumas ações são desenvolvidas há quase um ano e que, desde o início, atuam para minimizar os impactos provocados pela angústia de separação causados aos infectados. Um desses serviços, o MonitorAju, permite o acompanhamento da evolução dos quadros de saúde de pessoas com casos suspeitos e confirmados.

Dessa maneira, mesmo afastados do convívio coletivo, os pacientes têm um suporte médico e psicológico durante o enfrentamento à doença. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em dez meses mais de 270 mil ligações foram realizadas e atendidas – o que sugere uma média de 900 chamadas diárias. “No final do ano passado, a iniciativa ganhou um importante reforço, o que aumentou de maneira significativa a capacidade de acompanhamento, ao adotar inteligência artificial. Apenas em dezembro foram 31.870 ligações e, até o dia 25 de janeiro, mais 10.086 ligações”, explica, em nota, a SMS. E, para além das questões diretamente ligadas às contaminações, ainda de acordo com a secretaria, os bons resultados têm relação direta com a dinâmica organizacional do serviço. “O MonitorAju pode ser acessado por qualquer aracajuano que apresentar sintomas associados a síndromes gripais, quando estiver em isolamento domiciliar ou aguardando resultado do teste de detecção para Covid-19, ligando para a central 0800 729 3534, ou portal www. aracaju.se.gov.br/monitoraju.

O serviço de atendimento pelo site é 24h, já a central por telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e o monitoramento, que é um departamento à parte da Central de Ligações, funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h”, acrescenta a nota. Tecnologia Os investimentos em tecnologia de informação também podem ser um dos reflexos favoráveis à continuidade do serviço. Isso porque, conforme dados da SMS, o MonitorAju passou a utilizar um sistema robotizado, capaz de ligar e fazer o monitoramento diário dos pacientes. “Esse robô liga todo dia para o número cadastrado pelo usuário, questionando sobre os sintomas e outras informações. Há uma inteligência artificial nele capaz de avaliar a evolução do quadro de saúde, de forma que se constatada algum agravamento, a ligação é repassada para um técnico. Com isso foi possível ampliar o atendimento”, explica a coordenadora do serviço, Cynthia Rocha.

Outro ponto destacado pela coordenadora evoca sobre funcionalidade da ferramenta. Ela explica que, a partir da aplicação do serviço, foi possível agilizar processos e visualizar com melhor precisão o cenário de proliferação do vírus, podendo, desta forma, juntamente com outras ações integradas desenvolvidas pela gestão, qualificar o atendimento aos cidadãos durante a crise sanitária. “O MonitorAju é um canal de orientação para Covid-19, que monitora os suspeitos e confirmados diariamente, abrangendo o tempo de isolamento domiciliar do paciente. O preconizado pelo Ministério da Saúde é o isolamento de dez dias, caso no décimo dia não haja mais sintomas respiratórios ou febre. Do contrário, a orientação é uma reavaliação médica”, acrescenta Cynthia.

|Por John Santana
||Foto: Divulgação