04/02/2021 as 12:43

DADOS

Sergipe está entre Estados que menos vacinaram

O Estado aparece empatado com Santa Catarina, em termos percentuais

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Dados divulgados pelo Consórcio de Veículos de Imprensa mostram que Sergipe está entre os estados brasileiros que menos tem vacinado contra a Covid-19. Até ontem, o Estado tinha atingido apenas 0,97% de um total 2,2 milhões de habitantes. Com base nos números do consórcio, Sergipe está em situação melhor apenas que o Pará, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Minas Geras e Tocantins.

O Estado aparece empatado com Santa Catarina, em termos percentuais. No menor Estado brasileiro foram vacinadas 22.461 pessoas, a grande maioria profissionais da área de Saúde. Eles utilizaram 29,49% das mais de 76 mil doses recebidas do Ministério da Saúde. Em todo o Brasil, o número total de vacinados é, conforme o último balanço do consórcio, 2.496.159, o equivalente a 1,18% da população brasileira, 1,55% da população brasileira acima de 18 anos e 28,23% das doses recebidas pelos estados. São percentuais baixos demais para um período de 15 dias e uma população de mais de 212 milhões de habitantes.

A vacinação contra a Covid-19 começou em Sergipe no dia 18 de janeiro, portanto há 15 dias, o que perfaz uma média de 1.497 vacinados por dia. O público alvo da primeira fase são 60.041 pessoas, assim distribuídas: trabalhadores da Saúde: 59.555; pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas: 240; e população indígena aldeada: 246.

DISTRIBUIÇÃO
Consultada pelo JORNAL DA CIDADE, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que conseguiu, com êxito, dar agilidade à distribuição das doses das vacinas contra a Covid-19 para os 75 municípios sergipanos. “Tão logo os imunizantes chegaram ao Estado, graças à logística definida pela secretaria foram encaminhados, por transporte terrestre e aéreo, para início da Campanha de Imunização”, informou a SES. Na última segunda-feira, 1°, a SES fez a distribuição da segunda dose da Coronavac (23.533 doses) para que os municípios possam dar continuidade à Campanha de Imunização dos trabalhadores da saúde, que estão na linha de frente no combate a Covid-19. E outras 4.439 doses da Coronavac foram enviadas para ampliar a cobertura vacinal da primeira dose da vacinação. A Secretaria de Saúde também começou a distribuir o imunizante da Oxford/AstraZeneca (16.340 doses).

PRIMEIRA FASE
Nesse primeiro momento estão sendo vacinados o grupo prioritário estabelecido no Plano Nacional de Imunização (PNI) que são os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia, os idosos institucionalizados e os indígenas aldeados. As vacinas do Programa de Imunizações são distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados, que repassam aos municípios. Estes, por sua vez, repassam para cada sala de vacina nos postos de saúde. Sergipe já vacinou 22.461 pessoas inseridas nessa primeira fase. O ritmo da vacinação depende de dois fatores: o envio das doses por parte do Governo Federal e o intervalo de tempo no processo de aplicação, lembrando que cada pessoa precisa tomar duas doses do imunizante. A Coronavac exige um intervalo de 21 dias desde a sua primeira aplicação, já a AstraZeneca pode ser aplicada no intervalo de 12 semanas.

NA CAPITAL
Em Aracaju, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que 8.820 aracajuanos já foram imunizados, sendo 8.618 profissionais da linha de frente e 202 idosos. “Seguindo o princípio da transparência e orientação dos Ministérios Público Federal, Estadual e do Trabalho, a SMS disponibiliza plano de vacinação, vacinas aplicadas, cronograma de vacinação e doses de vacinas recebidas e aplicadas por estabelecimento no site da prefeitura. A listagem de nomes, bem como a função, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), está sendo atualizada conforme prazo determinado pelos ministérios. Até o momento, dos 8.820 vacinados, 23% estão cadastrados no site”, informa a Assessoria de Comunicação do órgão. Os 23% cadastrados correspondem a 2.083 pessoas, sendo 494 homens e 1.589 mulheres, segundo aponta a SMS.