05/02/2021 as 09:12

SEGUNDA ETAPA/VACINA

Mais de 82 mil idosos devem ser vacinados

A segunda etapa contempla os demais idosos, inclusive os que estão em casa e acamados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

As pessoas que têm mais de 60 anos com algum tipo de comorbidade que impede a mobilidade e que residem em Aracaju não precisam se preocupar, pois serão vacinadas em casa contra a Covid-19 quando a segunda etapa de vacinação iniciar. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para a segunda etapa o município espera imunizar 82.141 idosos, com base na última Campanha de Vacinação contra Influenza, realizada no primeiro semestre de 2020.

A SMS explica que nesta primeira etapa de vacinação idosos institucionalizados com comorbidade já foram vacinados porque a primeira etapa abrange todos os idosos institucionalizados. “O avanço nas etapas da campanha depende do repasse das doses por parte do Governo Federal. Não se pode detalhar as particularidades das próximas fases, bem como dar previsão de datas desse calendário sem essa garantia de que as doses foram entregues ao município”, explicou.

A segunda etapa contempla os demais idosos, inclusive os que estão em casa e acamados. A Secretaria de Saúde explica que se o idoso for acamado, já for vinculado à unidade básica de referência de onde mora, e já possuir cadastro na lista de acamados da Unidade Básica de Saúde (UBS), ele não precisa se preocupar. “O cadastro para acesso de todos os serviços no SUS é o mesmo que será utilizado na aplicação das doses. Caso ele não seja registrado como acamado, algum representante da família pode dar início ao processo na própria UBS, portando a documentação básica com foto (ex: RG e CPF) e comprovante de residência. É importante manter a documentação básica atualizada na UBS, bem como realizar o recadastramento no SUS, que pode ser acessado através do banner, na página inicial do portal da prefeitura”, disse.

Em casos de comorbidades, é necessário manter os relatórios médicos atualizados nas UBS de referência. “As próprias equipes que atuam nas UBS também atendem os acamados vinculados na região de atuação da unidade”, reforçou. Para dúvidas desde e de outros serviços, os usuários do SUS podem entrar em contato através do número 0800 729 3534, opção 7.

|Por Grecy Andrade
||Foto: Ilustração