09/02/2021 as 08:25

EXPECTATIVA

Vacinação contra Covid-19 segue lenta em Sergipe

No entanto, expectativa da SES é de mais celeridade para próximas fases

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

De acordo com o infectologista Marco Aurélio Góes, diretor de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o órgão tem trabalhado para agilizar a vacinação da população contra a Covid-19.

Segundo ele, a primeira fase trouxe uma maior complexidade, principalmente para os municípios maiores, como Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. “Como nesta primeira fase o alvo são os trabalhadores da saúde, com priorização daqueles que estão na linha de frente, houve a necessidade de toda uma discussão prévia com as instituições de saúde para identificar quais seriam as prioridades dentro de cada serviço”, revelou o diretor da DVS, acrescentando ainda que por serem os municípios mais populosos, os seus dados refletem diretamente no desempenho do Estado como um todo.

Para que as próximas fases ocorram de maneira mais célere, o gestor explica que tem sido pactuado com gestores e técnicos dos municípios a necessidade de uma identificação e cadastro prévio dos próximos grupos a serem vacinados, para que haja uma otimização da vacinação, pois a Secretaria de Estado da Saúde, através do Programa de Imunização, faz a separação das doses e distribuição para os municípios logo que recebe do Ministério da Saúde. “Temos reforçado a necessidade de um ritmo mais acelerado, pois à medida que a campanha evolui, passamos a ter além da organização da primeira dose, a aplicação da segunda dose. Mas sabemos que nas próximas fases, quando a vacinação passará a ser executada pelas equipes das salas de vacina nas unidades básicas, isso ocorrerá de forma mais rápida”, informou Marco Aurélio.

|Por Grecy Andrade
||Foto: André Moreira