01/03/2021 as 11:28

SURTO

COVID-19: Mais de 30 idosos testam positivo em asilo

Segundo relato de familiares, há cerca de um ano as visitas foram suspensas e nenhuma informação sobre os acolhidos era passada

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

COVID-19: Mais de 30 idosos testam positivo em asilo

Idosos que vivem em um asilo localizado na zona sul da capital sergipana testaram positivo para a covid-19. A informação foi recebida com exclusividade pela equipe de reportagem do JORNAL DA CIDADE e confirmada por familiares que têm parentes na casa de acolhimento.

Um desses familiares, que pediu para não ser identificado, relatou que, desde março de 2020, as visitas foram suspensas e que as informações sobre os acolhidos não estavam sendo passadas. "Em nenhum momento fomos informados de casos de covid no asilo. Soube por um funcionário de lá e porque me mandaram receita de medicações", revelou.

Essas receitas, segundo esse familiar, despertou a atenção para saber o que estava ocorrendo de fato. Para sua surpresa, os testes positivos para covid-19 vieram como resposta “Como as visitas estavam proibidas há um ano, a gente suspeita que eles tenham sido infectados por funcionários que trabalham no local”, acrescentou.

Ainda conforme apuração de nossa equipe, mais de 30 idosos testaram positivo e oito estão internados. A direção do asilo foi procurada para falar sobre o assunto por algumas vezes. Os contatos foram feitos a um número particular com final 7169.

Na primeira ligação, a funcionária da casa de acolhimento que atendeu confirmou a informação. Logo em seguida, quando buscamos mais detalhes sobre o caso, a ligação foi atendida por outra pessoa que negou tudo, relatando que a direção estava em reunião. Ainda durante nossas tentativas, a funcionária sugeriu que nossa equipe procurasse mais informações junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apesar de o local se tratar de uma unidade particular.

A SMS, por sua vez, revelou, por meio de nota, que, na última terça-feira, dia 23 de fevereiro, tomou conhecimento de casos suspeitos no local, por meio de vias não oficias, quando “enviou equipes do Aracaju Para a Vida para avaliar e realizar testes RT-PCR nos idosos e funcionários. Desde então, as equipes têm acompanhado e monitorado, com visitas diárias, inclusive no final de semana”.

Ainda de acordo com a nota, durante trabalho de monitoramento, os profissionais de saúde “detectaram a necessidade de regulação de oito idosos para internamento e garantiu que todos os encaminhamentos fossem realizados de maneira célere, no mesmo dia em que a necessidade foi detectada”.

A secretaria explicou, também, que os idosos institucionalizados já receberam as duas doses de CoronaVac, com a segunda dose administrada no dia 8 de fevereiro. “É importante ressaltar que, de acordo com o Instituto Butantan, laboratório responsável pelo imunizante, o tempo necessário para proteção pode ocorrer em até um mês após aplicação da segunda dose, destacando que a vacina somente abranda sintomas e diminui risco de complicações. Por esse motivo, o uso de máscaras e a manutenção dos cuidados básicos de higienização (como uso do álcool 70), continuam sendo essenciais, mesmo após o recebimento da segunda dose, para todos (idosos e trabalhadores)”, finaliza.

|Por John Santana/Da equipe JC

||Foto: Ilustração