27/10/2021 as 15:23

SUS

Aracaju: 21 mil pacientes já foram atendidos com o Transporte Sanitário do SUS

O serviço proporciona o transporte de pacientes acamados com dificuldade de locomoção

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Um dos objetivos do Transporte Sanitário, disponibilizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é propiciar um atendimento mais humanizado à população, por meio da remoção de pacientes acamados. Este ano, até o mês de setembro, o serviço já atendeu 21.213 pacientes.

O serviço proporciona o transporte de pacientes acamados com dificuldade de locomoção que não possuem condições de utilizar o transporte coletivo e necessitam se deslocar para a realização de procedimentos de caráter eletivo, como consultas, exames e procedimentos terapêuticos.

De acordo com a gerente do Transporte Sanitário, Maria Auxiliadora Teles, 11 veículos estão disponíveis para o deslocamento programado de usuários. “Disponibilizamos sete vans, duas ambulâncias e dois carros pequenos, que realizam o transporte buscando os pacientes em casa, para o tratamento contínuo de fisioterapia, oncologia, hemodiálise e depois retornam com os pacientes para suas residências”, explica.

Como se cadastrar
O solicitante deve providenciar seu cadastro ligando para os números 3711-5107, 3711-5108 ou 99152-3496. “Os documentos necessários para utilizar o serviço são o relatório médico ou da clínica contendo dados referentes ao nome, local do tratamento, dias e horários, necessidade do tratamento, cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência. O serviço atende somente o município de Aracaju”, orienta a gerente.

Surgimento
O Transporte Sanitário surgiu da necessidade de organizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os pacientes considerados sem urgência foram destinados para o transporte sanitário, que desde 2002 realiza o serviço de remoções de usuários.

 

Fonte: PMA