22/11/2021 as 11:19

SAÚDE

A importância da consulta com o oftalmologista

A médio e longo prazo podem causar, entre outras coisas, dificuldade na visão e até mesmo, em casos mais graves, a cegueira

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A consulta com o oftalmologista é extremamente importante em diversas fases da vida, pois permite a detecção de doenças oculares, que podem limitar a vida de crianças, adultos e idosos. Doenças oculares são problemas oftalmológicos provocados por inúmeros motivos, desde causas genéticas até a hábitos e estilos de vida. A médio e longo prazo podem causar, entre outras coisas, dificuldade na visão e até mesmo, em casos mais graves, a cegueira.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente cerca de 285 milhões de pessoas estão visualmente prejudicadas no mundo, dos quais, entre 60% a 80% dos casos podem ser evitados e tratados. Conversamos com o médico oftalmologista do Hospital de Olhos Rollemberg Góis (HORG) que falou um pouco sobre a importância da consulta de rotina. Confira:

BEM ESTAR – Se uma pessoa não usa óculos e tem boa visão, mesmo assim ela deve visitar um oftalmologista?
DR. FÁBIO XAVIER - A aferição do grau e a prescrição de lentes corretivas são apenas um dos vários itens da consulta oftalmológica. Diversas doenças com potencial de cegueira, como o glaucoma, não apresentam nenhum sintoma visual até que se tornem bastante avançadas.

BEM ESTAR - Existe câncer ocular? Como ele se manifesta?
DR. FÁBIO XAVIER - Uma grande variedade de tumores, benignos e malignos, pode se manifestar nos olhos. Os sintomas dependem da sua localização e podem variar desde irritações frequentes até descolamentos de retina. Entretanto, a maioria dos tumores se inicia sem causar nenhum sintoma, tornando-se evidente à medida que crescem. É importante lembrar que alguns tumores oculares podem evoluir até mesmo com metástases e óbito. Durante o exame completo, o médico avalia desde a pele das pálpebras até o fundo de olho, garantido que não haja nenhuma lesão suspeita que deva ser investigada.

BEM ESTAR - Com que idade devo levar meu filho ao oftalmologista?
DR. FÁBIO XAVIER - Após o nascimento, os bebês são submetidos ao teste do olhinho. Este exame tem a finalidade de identificar doenças congênitas como catarata ou glaucoma. Mesmo com o teste normal, as crianças devem retornar ao oftalmologista com um ano de vida. Nesta consulta, o médico pesquisa doenças que possam comprometer a qualidade visual da criança como diferenças de grau entre os olhos (anisometropia), desvios oculares (estrabismo) e avalia o desenvolvimento ocular.

BEM ESTAR - Se mesmo com óculos continuo enxergando mal, meu grau deve estar errado?
DR. FÁBIO XAVIER - Nem toda doença melhora com o uso de óculos. Algumas doenças necessitam de tratamento cirúrgico (como a catarata) e outras podem, até mesmo, se localizar fora dos olhos. Um exemplo são as doenças neurológicas (cerebrais), que comprometem a visão sem atingir os olhos. O exame neurológico faz parte da consulta oftalmológica e auxilia o médico oftalmologista a fazer o diagnóstico correto visual.