30/11/2021 as 12:40

TRANSPLANTE

Mais de 300 aguardam transplante de córnea em SE

Tempo de espera de pacientes pode levar mais de dois anos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mais de 300 aguardam transplante de córnea em SE

O número de transplante de órgãos, tecidos e células, feitos pela rede pública, caiu em 2020 e foi o menor dos últimos oito anos no Brasil, segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/ SUS), do Ministério da Saúde. Em Sergipe, um dos motivos pela redução foi a queda nas doações durante o período de pandemia da Covid-19.

Conforme dados do Centro de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 332 pessoas aguardam na fila por transplante de córnea em Sergipe. Segundo o coordenador do Centro, Benito Fernandez, o estado já foi destaque no transplante de córnea no país e, atualmente, está em quinto lugar no número de cirurgias dessa natureza.

Ainda conforme Benito, atualmente, o tempo de espera para um paciente conseguir o transplante é de, em média, dois anos e seis meses, o que é considerado muito longo. “Antes da pandemia, esse tempo de espera era de nove meses, e agora está assim tão grande. Infelizmente, a pandemia atrapalhou muito a questão da doação. A gente precisa trabalhar muito as famílias, para que nesse momento difícil para elas, possam autorizar a doação nos casos que os pacientes tenham morte encefálica, que é a condição para que seja doador de órgãos” explica Benito.

A presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe (Arcrese), Adriana Santos Costa, reforça que a espera depende da doação. “Vivo é rápido, só o tempo de avaliação dos exames. Cadáver, infelizmente, não tem tempo de espera. É quando a sorte chega mesmo e encontramos o doador comparativo, infelizmente. As pessoas, apesar da campanha conscientizando a doação, elas ainda não aderiram à continuação da vida”, disse Adriana.

Este ano, um total de 9.137 transplantes de córnea foram realizados em Sergipe. O Estado também realizou transplantes de órgãos (5.141 ao total), sendo o maior número de cirurgias de transplante de rim, com 3.304 em 2021.

|Da redação:Laís de Melo
||Foto: Divulgação