02/12/2021 as 08:56

12 A 17 ANOS

Aracaju dá início à vacinação nas escolas

A estimativa da SMS é de que 7.800 crianças, ou 30% dos que não se imunizaram, tenham condições de serem vacinadas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A vacinação, que acontece nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação (Semed), que visa atingir o público com idade acima dos 12 anos. A estimativa da SMS é de que 7.800 crianças, ou 30% dos que não se imunizaram, tenham condições de serem vacinadas.

Para isso, os pais são avisados previamente que haverá imunização na escola; depois as diretorias de cada unidade enviam um formulário para que os pais ou responsáveis assinem e autorizem a vacinação de seus filhos. A primeira escola atendida foi a Emef Jornalista Orlando Dantas, localizada no bairro Olaria, na zona oeste.

O horário de vacinação acontece em três turnos. A secretária municipal de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, esteve presente no primeiro dia de vacinação na Emef Jornalista Orlando Dantas e fez questão de alertar os pais dos alunos sobre a importância de autorizar seus filhos a tomarem a vacina. “A SMS e a Semed elaboraram um cronograma iniciando hoje pela Escola Orlando Dantas, para que a gente consiga vacinar um maior número de crianças, tanto aquelas que não tomaram nenhuma dose da vacina, quanto aqueles que ainda não tomaram a segunda dose. Observamos várias situações, como de pais que trabalham e não conseguem levar seus filhos nos pontos de vacinação, pais que não têm dinheiro para levar seus filhos de ônibus a uma Unidade Básica Saúde, por isso a necessidade de a prefeitura chegar mais próxima da comunidade e nas escolas”, explica a gestora.

De acordo com a secretária, a estimativa é que a SMS vacine todos os alunos até 15 de dezembro, último dia de aula antes do recesso escolar. “Temos cronograma diário, nos três turnos. A partir de segunda-feira, dia 6, vamos estar com duas equipes nas ruas, ou seja, duas escolas por dia. Fizemos também uma parceria com a Semed para que leve crianças de outras escolas para a escola onde a nossa equipe estiver vacinando. Com isso, a gente espera, até o dia 15, antes do recesso escolar, vacinar o maior número possível de crianças”, acredita.

A secretária municipal da Educação, Cecília Leite, enalteceu mais essa estratégia da gestão municipal de ampliar a cobertura vacinal. “Essa é uma ação estratégica da Prefeitura de Aracaju, por meio da SMS e Semed, para garantir o combate à pandemia, a segurança escolar e a continuidade das atividades presenciais com a máxima segurança. Essa ação é bem simbólica e significa dizer que a prefeitura está atenta à segurança de toda a população. A Semed, quando informa que é possível a continuidade das atividades educacionais presenciais, é porque a prefeitura está trabalhando para que isso aconteça”, destaca a gestora, que também esteve presente na Emef Jornalista Orlando Dantas.

A diretora da Emef Jornalista Orlando Dantas, Soray Brito, disse que a vacina é a única solução para proteger a população do coronavírus. “Acolhemos essa ação com muita alegria. Observamos os casos de covid aumentando na Europa e ficamos preocupados com os nossos alunos. O meio que a gente tem contra a pandemia é a vacinação. Só com toda a população sendo vacinada é que vamos acabar com essa pandemia. Pedimos aos pais de alunos que autorizem essa vacinação para acabar com essa pandemia”, conclama.

Carro da Vacina

Já o carro da vacina é uma ação itinerante da SMS, que percorrerá os bairros da capital para aplicação de primeira, segunda e terceira doses do imunizante contra a covid. Para receber a dose do imunizante, basta ter idade acima de 12 anos, apresentar cartão de vacinação, comprovante de residência e documento com foto.

O primeiro bairro visitado foi o 17 de Março, em frente à praça do Cras Maria Diná. A secretária de saúde de Aracaju, Waneska Barboza, disse que a iniciativa do carro da vacina é uma estratégia da prefeitura para se aproximar da população. “A gente percebe que, mais ou menos 10% da população que deveria estar vacinada, ainda não procurou os postos de saúde. A gente sabe que tem pessoas resistentes, que não vão vacinar, e que tem pessoas com dificuldades de acesso. Para a gente tentar atravessar essas dificuldades, a gente está indo a essas pessoas”, afirma.

A secretária ressalta que, apesar de ficar fixo em um ponto estratégico, o carro da vacina também percorrerá as ruas do bairro para fazer a busca ativa. “Hoje estaremos no bairro 17 de Março. Nesse primeiro momento, o ponto fixo é o Cras, e quando, ao longo do dia, a procura estiver baixa, nós vamos passar pelas ruas do bairro para fazer a busca ativa, anunciando que a nossa equipe está lá”, frisa. O carro da vacina pretende imunizar cerca de 60 mil pessoas. “Qualquer pessoa acima de 12 anos pode tomar. No caso da CoronaVac, o intervalo é de 28 dias; da AstraZeneca, 60 dias; e Pfizer, 21 dias. Estamos colocando vacina em todos os postos de saúde, no drive, nas escolas e nos bairros, com a vacinação itinerante. Agora, é contar com a boa vontade e a conscientização das pessoas”, conclui a secretária