09/05/2022 as 15:36

VACINA

Influenza: Aracaju já imunizou 4.260 pessoas na 2° fase da campanha

Esta etapa incluiu 12 novos grupos prioritários e segue até o dia 3 de junho

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na primeira semana da segunda fase da campanha contra a influenza, iniciada em 2 de maio, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já vacinou 4.260 pessoas. Esta etapa incluiu 12 novos grupos prioritários e segue até o dia 3 de junho.

Foram vacinados nessa fase 2.880 crianças; 285 gestantes; 18 puérperas; 408 professores; 475 pessoas com comorbidades; 38 pessoas com deficiência permanente; 111 pessoas das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; 14 caminhoneiros, 26 trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; 2 trabalhadores portuários; 5 funcionários do sistema prisional; 3 adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, alerta sobre uma particularidade para o público infantil. “Para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade [4 anos, 11 meses e 29 dias] que já tomaram pelo menos uma dose nos anos anteriores, o esquema vacinal, neste ano, estará completo com apenas mais uma aplicação. Entretanto, se for a primeira vez, os pais devem agendar uma segunda dose para 30 dias depois da primeira, para considerar o esquema vacinal completo”, explica.

Comorbidades
Pessoas com comorbidades também são contempladas nesta segunda etapa de vacinação, porém, os grupos são selecionados pelo Ministério da Saúde. Fazem parte do grupo: pessoas com doença respiratória crônica; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; doença neurológica crônica; diabetes; obesidade; imunossupressão; transplantadas e trissomias.

Ainda segundo Larissa, para ter direito à vacina a população incluída no grupo de comorbidades deve apresentar o cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência. “Para pessoas com comorbidades, é preciso um laudo médico com CID de alguma das comorbidades listadas, com exceção dos usuários cadastrados em uma UBS [Unidade Básica de Saúde], que não necessitam portar a comprovação. No caso dos profissionais, será exigido um comprovante profissional, a exemplo do contracheque”, enfatiza.

Locais e documentos
Durante a semana, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza o imunizante nas salas de vacina de todas as 45 UBSs da cidade, das 8h às 16h. Também são pontos de vacinação os shoppings Aracaju Parque, Riomar e Jardins, das 8h às 17h; e o drive-thru montado no Parque da Sementeira, das 8h às 13h; e o Carro da Vacina, das 8h às 13h. Para se vacinar, é necessário comprovar residência em Aracaju e apresentar documento de identificação com foto (RG ou carteira de motorista) e cartão de vacinação.

 

Fonte: PMA