19/05/2022 as 08:41

HOSPITAL

Novas demissões poderão ocorrer no Santa Isabel

A unidade hospitalar já desligou cerca de 140 funcionários, segundo o Sintasa

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Novas demissões poderão ocorrer no Santa Isabel

Cerca de 140 funcionários do Hospital e Maternidade Santa Isabel foram demitidos este mês, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa). E apesar do grande quantitativo de desligados já realizados, novas demissões poderão ocorrer na unidade.

De acordo com o presidente do Sintasa, Augusto Couto, a entidade se encontra à disposição dos trabalhadores para auxiliar em qualquer processo. Segundo Couto, a preocupação do sindicato é com a possibilidade de sobrecarga dos profissionais que ainda atuam na instituição, apesar de ainda não ter ocorrido nenhuma reclamação formal. “Qualquer servidor que se sentir lesado ou que tenha alguma questão de não pagamento dos direitos, nós vamos tomar decisões jurídicas cabíveis”, ressalta o sindicalista.

Procurada pela equipe do JORNAL DA CIDADE, a comunicação do Hospital e Maternidade Santa Isabel revelou que a instituição está passando por um processo de reformulação administrativo-financeiro, e 81% da receita do hospital estava sendo comprometida com o pagamento de salário dos funcionários celetistas.

Diante de encargos, salários e médicos e pagamento dos prestadores em atraso, a direção decidiu efetuar as demissões para equilibrar as finanças. “Infelizmente, não descartamos, no momento, a possibilidade de novas demissões”, afirmou a Comunicação do hospital. Atualmente, a unidade conta com um quadro de 1.006 funcionários e a gestão garante que não há sobrecarga. “Os funcionários que mantivemos no hospital é o necessário para atendermos à população, já que as demissões realizadas foram para enxugar a folha que estava sobrecarregada, já que de 2019 para cá tivemos mais de 300 contratações sem haver aumento de prestação de serviço. E uma observação importante é que não foram demitidos funcionários de apenas uma categoria, e sim de todas as áreas”, respondeu.

Superlotação
Segundo a Comunicação do Hospital e Maternidade Santa Isabel, as urgências pediátricas estão operando muito acima da capacidade e, em muitos momentos, precisando restringir o plantão para manter assistência adequada aos pacientes de maior gravidade. “O Hospital e Maternidade Santa Isabel é porta aberta para a Pediatria e para a Maternidade. Normalmente realizamos cerca de 900 partos por mês e mais de 100 atendimentos pediátricos por dia. Diante do aumento dos casos graves na pediatria associados às doenças respiratórias, orientamos aos pais e responsáveis que os casos leves devem ser atendidos nas unidades básicas de saúde”, orienta a assessoria.

E continua. “Casos como febre, tosse, coriza, diarreia e cansaço leve devem ir para o posto de saúde. Só devem se dirigir às urgências de pediatria os casos graves quando a criança estiver muito cansada (entrando forte a barriga ou batendo o nariz para respirar); se a criança estiver sem conseguir beber nenhum líquido; se estiver com convulsão e etc”, explica.

|Por Laís de Melo
||Foto: Arquivo JC