22/11/2022 as 16:06

SAÚDE

18 UBSs de Aracaju estão com horário estendido

Horário de atendimento é das 7h às 19h

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com o objetivo de ampliar o acesso dos usuários aos serviços de saúde, a Prefeitura de Aracaju mantém 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Estão disponíveis em horário estendido as UBSs Manoel de Souza Pereira (Sol Nascente); Antônio Alves (Atalaia); Geraldo Magela (Orlando Dantas); José Calumby Filho (Jardim Centenário); Hugo Gurgel (Coroa do Meio); Dona Jovem (Industrial); Joaldo Barbosa (América); Marx de Carvalho (Ponto Novo); Francisco Fonseca (18 do Forte); Augusto Franco (Farolândia); Fernando Sampaio (Castelo Branco); Cândida Alves (Santo Antônio); Dona Sinhazinha (Grageru); Ávila Nabuco (Médice); Onésimo Pinto (Jardim Centenário); José Machado de Souza (Santos Dumont); Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); e Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos).

De acordo com o Ministério da Saúde, as UBSs são a porta de entrada do SUS para atendimento a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Aracaju dispõe de 45 unidades básicas que ofertam serviços variados, como consultas, salas de vacina, de curativos e de observação, atendimento odontológico eletivo e de urgência, acolhimento a pacientes com síndromes gripais, testes para detecção da covid-19, HIV, Sífilis, Hepatite e gravidez, aferição de pressão e glicemia entre outros.

A assessora da Rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (Reap/SMS), Bárbara Mazzoni, fala sobre a importância da flexibilidade do horário, mas lembra que alguns serviços podem sofrer alterações na oferta.

“O Programa Saúde na Hora tem como objetivo a ampliação do acesso dos usuários às ações e serviços ofertados pela Atenção Primária à Saúde, inclusive em horários mais flexíveis para a população. Lembrando que para ser atendido em qualquer UBS basta apresentar o documento de identificação com foto”, ressalta Bárbara.

Covid-19
A Secretaria da Saúde de Aracaju possui salas de vacinação nas UBSs de horário estendido, sendo as doses de rotina preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Já a vacina contra covid-19 é ofertada das 8h às 16h, incluindo as doses de reforço.

As UBSs de horário estendido que ofertam o imunizante contra covid-19 são: Marx de Carvalho, Augusto Franco, Francisco Fonseca e Onésimo Pinto, das 8h às 18h.

As crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, contempladas na fase atual da campanha com a aplicação da Pfizer Baby, recebem o imunizante, das 8h às 18h, nas unidades Augusto Franco, Francisco Fonseca e Onésimo Pinto.

Já os testes rápidos para detecção da covid são ofertados nas 18 UBSs de horário estendido, das 7h às 18h.

 

Fonte: PMA