23/11/2022 as 08:55

USO DE MÁSCARA

SE registra 530 novos casos de covid-19 em uma semana

Diante da nova onda, gestores chamam atenção para a retomada do uso de máscara

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

SE registra 530 novos casos de covid-19 em uma semana

Os casos confirmados de covid-19 continuam crescentes em Sergipe. Conforme dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES), referente a semana de 13 a 19 de novembro, 530 casos foram confirmados e um óbito por complicações da doença foi registrado.

Somente nesta segunda-feira, 21, a SES informou a confirmação de mais 230 novos casos, porém, sem registros de óbito. Ainda conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde, 20 pessoas estão internadas por conta da covid-19 em Sergipe. As mulheres continuam sendo as mais atingidas pela doença, representando 60,9% do total de casos confirmados na última semana. A faixa etária mais contaminada pelo novo coronavírus dos últimos sete dias foi de 20 a 29 anos.

O maior número de casos se concentram na capital sergipana, que tem apresentado crescimento superior a 200% nas últimas semanas. Diante deste quadro, a Prefeitura de Aracaju reforça a necessidade do uso de máscaras de proteção facial e demais medidas sanitárias para evitar a transmissão do vírus, em especial, a vacinação. De acordo com a secretária municipal da Saúde, Waneska Barbosa, a positividade dos exames saltou de uma média de menos de 1% na última semana de outubro e primeira de novembro, para 26% nas semanas seguintes.

Nesta segunda-feira, 21, foram registrados 219 novos casos de covid em Aracaju, sendo 86 homens com idades entre 16 a 81 anos e 133 mulheres com idades entre 14 a 87 anos. Diante dos casos, conforme aponta a secretária, Aracaju já vivencia uma nova onda de covid. ““É fundamental as pessoas estarem vacinadas. Até o momento, apenas 48,15% pessoas aptas a tomar a quarta dose foram imunizadas. Temos vacinação todos os dias da semana em todas as Unidades Básicas de Saúde e aos sábados nos shoppings”, ressalta a gestora.

Waneska chama a atenção da população para a retomada das medidas sanitárias individuais para evitar transmissão. “Pessoas que têm comorbidades, idosos, gestantes e pessoas imunossuprimidas, que estejam em locais com aglomeração, devem voltar ao uso da máscara de proteção facial, bem como a higienização das mãos, seja com água e sabão ou uso de álcool 70%”, reforça Waneska. A secretária destaca também a importância da continuidade da vacinação contra a covid-19 como uma das principais medidas para barrar o avanço dos casos graves da doença. Inclusive, a capital avançou mais uma faixa etária de vacinação contra o vírus ao incluir crianças de 6 meses a menor de 3 anos com o imunizante da Pfizer Baby. No último final de semana, 494 pessoas buscaram as unidades básicas de saúde e os pontos de vacinação nos shoppings da capital para se vacinarem. Ainda assim, o número está abaixo do esperado.

Do total, 358 pessoas receberam o 2º reforço (4ª dose), e outras 92 pessoas foram imunizadas com a 1ª dose de reforço. Chama atenção para o número baixo de crianças a partir de 5 anos que foram se vacinar este final de semana em Aracaju: apenas 18 desta faixa etária receberam a 1ª dose da vacina, e outras 26 foram vacinas com a D2. “Crianças de 5 a 11 anos que receberam a primeira dose de CoronaVac, devem tomar a Pfizer pediátrica na segunda dose. Já adolescentes e adultos acima de 12 anos que tomaram a primeira dose com CoronaVac, preferencialmente na segunda dose utilizar o imunizante Pfizer. Também terão acesso aos serviços todas as pessoas que estejam com alguma dose pendente, incluindo o reforço”, enfatiza a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro.

Alerta epidemiológico
A Secretaria de Estado da Saúde emitiu alerta epidemiológico para os municípios e recomendações para a população por causa do aumento significativo de casos de Covid-19 em Sergipe na última semana. Isso já se reflete, também, no número de internamentos.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado ontem, 21, foram registrados 230 novos casos de Covid-19 e nenhum óbito. No total, 343.766 pessoas testaram positivo para a doença e 6.444 morreram. As últimas informações sobre UTIs e enfermarias nas unidades de saúde de Sergipe apontam que estão internados no momento 08 pacientes na rede pública 16 pessoas na rede particular.

O documento é assinado pela secretária, Mércia Feitosa, (confira a íntegra abaixo) e traz recomendações para a população e orientações aos municípios. Apesar de ainda não ter sido isolada a subvariante BQ.1 em Sergipe, constata-se o aumento de positividade das amostras coletadas de RT-PCR processada no LACEN, saindo de 4,2% (semana epidemiológica 45) para 55,1% (semana epidemiológica 46) de positividade para Covid-19.

As recomendações para o cidadão diz respeito a completar o esquema vacinal, uso correto de máscaras de boa qualidade, especialmente as pessoas mais vulneráveis, como gestantes, idosos, pessoas com comorbidades e imunodeprimidos, higienização das mãos, e, na presença de qualquer sintoma gripal, como coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço e febre, por exemplo, a testagem é recomendada, bem como o isolamento dos casos positivos. Para os gestores municipais e serviços de saúde, a SES recomenda o fortalecimento das ações para incentivar à vacinação, conscientização quanto ao uso de máscara, ampliação da testagem e orientações sobre o tempo de isolamento das pessoas positivadas.

|Por Laís de Melo
||Foto:Ascom/SES