23/11/2022 as 15:31

TESTAJU

Covid-19: Aracaju retoma testagem em espaços públicos

No primeiro dia de retomada, a ação foi realizada, das 8h às 11h, no Terminal do Mercado, no bairro Industrial

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta quarta-feira, 23, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), voltou a realizar as ações do TestAju em espaços públicos. No primeiro dia de retomada, a ação foi realizada, das 8h às 11h, no Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes, localizado na região dos mercados centrais, no Bairro Industrial.

Foram realizadas 120 coletas de testes rápidos de antígeno, sendo 21 positivos e 99 negativos, todos com resultados entregues em até 20 minutos. Para realização do exame a equipe utiliza um swab – cotonete.

Todos os usuários de casos positivos, ao receberem o resultado, assinam uma notificação dando ciência da necessidade de isolamento pelo período de sete dias, seja ele sintomático ou asssintomático, e são orientados quanto ao surgimento de sintomas - no caso dos sintomas moderados e graves, o paciente deve buscar atendimento nos Hospitais Nestor Piva ou Fernando Franco.

“Caso o indivíduo tenha acesso à testagem em serviço de saúde, o isolamento respiratório domiciliar pode ser reduzido e suspenso no quinto dia completo do início dos sintomas, se apresentar resultado negativo de RT-PCR ou teste de antígeno, desde que não tenha febre e não esteja usando medicamentos antitérmicos”, enfatiza a área técnica da Vigilância Epidemiológica da SMS, Mariana Aragão.

Monitoramento e uso de máscara
Todos os exames realizados são encaminhados para a sala de situação, que realiza a consolidação dos dados e divulgação, e os casos positivos são monitorados pela equipe do Monitoraju, durante o período de isolamento.

A SMS, seguindo as medidas do Comitê de Operações Emergenciais (COE), reforça a recomendação do uso de máscara por indivíduos com sintomas gripais, idosos acima de 65 anos, imunossuprimidos, pessoas com doenças crônicas preexistentes, indivíduos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto.

Também recomenda o uso de máscaras em ambientes fechados, em ambientes públicos do município, nas unidades de saúde e no transporte coletivo.

Programação da semana
A ação do TestAju acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, com a disponibilização de 200 senhas por dia. Para a próxima sexta-feira, 25, a testagem será realizada outra vez no Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes.

 

Fonte: PMA