25/11/2022 as 13:56

IMUNIZAÇÃO

Vacinação contra pólio e covid estará disponível nos shoppings neste sábado

Horário é das 10h às 17h

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Para continuar ampliando a cobertura vacinal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta vacina contra pólio e covid-19, aos sábados, nos pontos instalados nos três shoppings da capital (RioMar, Jardins e Aracaju Parque), das 10h às 17h.

Contra a covid, estarão disponíveis as doses para todas as pessoas, a partir dos 3 anos de idade, conforme fase atual da campanha. A coordenadora de imunização da SMS, Larissa Ribeiro, enfatiza que diante do aumento no número de casos é essencial completar o esquema vacinal.

“Nas últimas semanas, os casos de covid-19 têm crescido significativamente e uma das formas de proteção é manter o esquema vacinal completo com as doses preconizadas pelo Ministério da Saúde. Lembrando que, além dos shoppings aos sábados, temos salas de vacina disponíveis de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde”, esclarece.

Atualmente, Aracaju possui 88,60% da população total vacinada com a primeira dose e 82,49% com a segunda. Já para as doses de reforço, a capital tem 77,65% do público e 48,68% de pessoas com a segunda dose de reforço.

A coordenadora lembra ainda que a vacinação de crianças de 3 e 4 anos com a CoronaVac, que foi retomada na última quinta-feira, 24, também estará disponível.

“Recebemos um quantitativo reduzido de doses, mas asseguraremos a imunização dessa faixa etária enquanto houver estoque, portanto, pais ou responsáveis não deixem de levar seus filhos”, disse.

A vacina Pfizer Baby, que imuniza crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias não estará disponível nos shoppings.

Poliomielite
Crianças de 1 e menores de 5 anos podem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Já as crianças menores de 1 ano de idade se vacinam conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.

O público dessa faixa etária que pode receber a vacina contra pólio é de 32.464. Desses, 26.078 doses já foram aplicadas, o que corresponde a 80,33% de cobertura vacinal.

Para se vacinar é necessário apresentar documento de identificação e cartão.

 

Fonte: PMA