29/11/2022 as 12:28

COVID-19

Cuidados preventivos são fundamentais para o controle da pandemia

O uso de máscaras de proteção facial deve ser retomado, sobretudo entre idosos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Cuidados preventivos são fundamentais para o controle da pandemia
Com o aumento de casos confirmados de covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a importância das medidas sanitárias individuais e coletivas para evitar o agravamento da doença na capital sergipana.
 
Neste sentido, a gestão municipal ampliou algumas ações importantes para combater o avanço da covid-19 no município, como o retorno do TestAju - programa de testagem em espaços públicos -, além de intensificar a campanha de vacinação, sobretudo para quem ainda não recebeu as duas doses de reforço. 
 
De acordo com a médica infectologista da SMS, Fabrízia Tavares, Sergipe é o segundo estado do país com o maior índice de aumento de casos e, em Aracaju, o crescimento também é bastante significativo. Segundo a especialista, algumas causas estão associadas ao aumento, como a nova sublinhagem da variante Ômicron em circulação e a baixa cobertura vacinal com as doses de reforço. 
 
Ainda conforme a infectologista, a principal forma de prevenção e combate contra a covid-19 é a vacinação. Na capital, 266.488 pessoas ainda não receberam a terceira e quarta doses. Entre o público com idade a partir de 12 anos que não recebeu a terceira dose, são 132.277 faltosos. Já entre o público que não compareceu para a quarta dose, são 134.211 pessoas.
 
“O vírus está tentando sobreviver e, para isso, ele vai tentando encontrar pessoas suscetíveis e não vacinadas. A baixa cobertura vacinal também é uma causa do aumento de casos. Muitas pessoas estão com o esquema incompleto. O que temos observado é que há um grande número de pessoas apenas com duas primeiras doses e nenhuma dose de reforço. Então, além da nova sublinhagem da variante Ômicron, nós temos percebido um relaxamento por parte da população em relação a esse cuidado de prevenção, que é a vacinação”, destaca a médica. 
 
Medidas sanitárias 
As medidas de biossegurança permanecem as mesmas, segundo a especialista. O uso de máscaras de proteção facial deve ser retomado, sobretudo entre idosos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos. A população deve também, neste momento, evitar aglomerações, bem como manter a higienização constante das mãos, conforme destaca a infectologista.
 
“Nós, profissionais de saúde, já estamos alertando a população, principalmente aquelas pessoas de grupo de risco, ou seja, com maior risco de gravidade, que são aqueles que têm alguma doença crônica, como cardiopatia, pneumopatia, diabetes, hipertensão de difícil controle, e aqueles pacientes com algum grau de imunossupressão, seja medicamentosa, seja por alguma imunodeficiência adquirida ou primária. Os pacientes idosos também já são considerados grupo de risco”, destaca a médica. 
 
Testegem 
Na rede municipal, além do programa de testagem em espaços públicos, os testes para detectar a positividade da covid-19 estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Pessoas que tiveram contato com outras positivadas, também precisam ser testadas, mesmo assintomáticas, para que possam obedecer ao período de isolamento para que possamos quebrar a cadeia de transmissão e diminuir a circulação do vírus”, reitera Fabrízia. 
 
A médica reforça a importância da testagem. “Pessoas com sintomas respiratórios devem se isolar e devem testar. Estamos num momento  em que as pessoas precisam voltar a testar. Apresentou algum sintoma respiratório como tosse, espirro, dor de garganta, dor de cabeça, febre, congestão nasal, alguma perda de olfato, perda de paladar, quadros diarréicos associados a algum sintoma respiratório, precisa ser testado”, ressalta. 
 
Nesta semana, o TestAju está presente no Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco, na região central da cidade. O programa é realizado semanalmente às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h, com a distribuição de 200 senhas por dia de ação.