29/11/2022 as 16:05

TRATAMENTO

Aracaju recebe medicamento para tratar pacientes com covid

Medicamento Baricitinibe já está disponível no hospital Fernando Franco

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju passa a contar com mais um reforço para o tratamento de pacientes com covid-19 com o recebimento de medicação, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por parte do Ministério da Saúde. A capital recebeu o medicamento Baricitinibe e já está disponível no hospital Fernando Franco.

Nesta terça-feira, uma paciente mulher, de 50 anos, começou a utilizar a medicação, sendo a primeira usuária da rede municipal a fazer uso do remédio. De acordo com a diretora técnica do Hospital Fernando Franco e do Serviço de Atenção Domiciliar, Ana Carolina Moura, a medicação será utilizada em pacientes adultos, infectados com covid-19, em uso de oxigenoterapia não invasiva e sem alterações na função renal.

“Notou-se que esse medicamento tem poucos efeitos colaterais e pode ser utilizado em pacientes de 18 a 75 anos. É um ganho muito grande no tratamento, que chega para somar a todas as outras medidas da Secretaria Municipal da Saúde no tratamento e combate à covid”, disse.

Dados
O remédio baricitinibe foi a primeira medicação liberada pelo Ministério da Saúde para incorporação no tratamento da covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento conta com a capacidade de regular o processo de inflamação do organismo. Isso acontece a partir de um mecanismo de inibição de enzimas chamadas Janus quinase que, entre várias funções biológicas, também atuam na ativação da inflamação nas células do sistema imunológico.

 

Fonte: PMA