26/09/2023 as 10:37

NASCIMENTO

Maternidade Lourdes Nogueira já realizou mais de 1.300 partos

A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), no Bairro 17 de Março, zona Sul da capital sergipana, já realizou mais de 1.300 partos desde que entrou em funcionamento, no dia 17 de abril.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Maternidade Lourdes Nogueira já realizou mais de 1.300 partos

A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), no Bairro 17 de Março, zona Sul da capital sergipana, já realizou mais de 1.300 partos desde que entrou em funcionamento, no dia 17 de abril. O índice de satisfação de 98% entre as gestantes que deram à luz na unidade e seus familiares é a comprovação de que a Prefeitura de Aracaju entregou à população aracajuana uma unidade de atendimento materno-infantil sob um novo viés, a partir de umolhar humanizado e igualitário. Considerada a maior obra social da atual gestão municipal, a maternidade foi construída a partir de um investimento superior a R$18 milhões.

A unidade funciona de maneira totalmente integrada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assegurando às gestantes assistidas pela Rede de Atenção Primária o acompanhamento gestacional, com as consultas de pré-natal, realização de exames, parto e acolhimento pós-parto. E esse atendimentonão se limita às gestantes da capital. Além de Aracaju, a MMLN járecebeu pessoas de 46 municípios, sendo 44 cidades de Sergipe eoutras duas da Bahia. “Isso é a prova de que tudo aquilo que idealizamos e pensamos, no sentido de que essa fosse uma maternidade de referência, voltada para um tratamento mais humanizado, pensando sempre na mulher e na criança, vem se concretizando. Já foram realizados mais de 1.300 partos e milhares de procedimentos, entre exames, consultas e outros; números extremamente significativos, que mostram que realmente, essa maternidade, que era esperada desde 2012, é de extrema necessidade.Localizada numa região de vulnerabilidade social, o equipamento vem cumprindo a sua função e atendendo muito bem a essas gestantes”, destaca a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza. Desde quando entrou em funcionamento, a Maternidade Lourdes Nogueira, a primeira da rede municipal de Aracaju, já realizoucerca de cinco mil testes de triagem neonatal, mais de 4,6 mil atendimentos de urgência e emergência, cerca de 16 mil exameslaboratoriais e mais de 4,7 mil exames, entre teste rápido, USG, radiografia, tococardiografia e outros.

De acordo com a secretária Waneska, apesar de estar instalada no Bairro 17 de Março, a unidade, por ser porta aberta, não restringe os atendimentos aos moradores desta região. “Mais de 60% dos partos são de pessoas de Aracaju, mas quase 40% são pessoas de outros municípios, inclusive de outros estados,o que mostra que as pessoas têm escolhido ir para lá, e têm saído de lá referenciando essa maternidade para todas as mulheres como uma unidade onde a família vai chegar e será bem acolhida, tendo suas necessidades ouvidas e respeitadas. E o importante é que ela é a única maternidade no perfil que ela tem. Nós não temos nenhuma outra maternidade, nem pública, nem privada, que tenha esse tipo de perfil que a Maternidade Lourdes Nogueira tem, que é o perfil do parto humanizado mesmo. O parto normal, por exemplo, na rede privada, nem os planos de saúde cobrem.

Então, isso significa dizer que até as mulheres que têmplano de saúde, têm ido para a MMLN por conta da proposta que é ofertada, dando preferência ao parto mais natural possível, eum atendimento acolhedor desde o momento em que a pessoa chega”, acrescenta Waneska. A maternidade A MMLN é uma unidade especializada para o atendimento de gestações de baixa e média complexidade para a mãe, e de alto risco para a criança. Portanto, todo bebê nascido na unidade que necessitar de um acompanhamento mais complexo, contará com toda uma estrutura montada: são dez leitos de Unidade de TratamentoNeonatal (UTIN), com berços aquecidos, respiradores e todos os equipamentos necessários para dar suporte à criança, 15 leitos divididosentre Unidade de Cuidado Intermediário Convencional (Ucinco), e a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca).

Além disso, a maternidade também oferece o quarto pré-parto,que é equipado com banheira para auxiliar no trabalho de parto normal, bem como conta com demais equipamentos e ferramentas necessárias para este procedimento. De acordo com a diretora da maternidade, Rita de Cássia Leal, a maternidade disponibiliza uma equipe multidisciplinardevidamente preparada para atender às famílias de forma humanizada, respeitando as questões psicossociais, portanto, conta com médicos especialistas, obstetras, neonatologistas, anestesistas, ultrassonografiscas, fonoaudióloga, psicólogos, assistentes sociaise fisioterapeutas, entre outros.