02/04/2024 as 08:31

INFESTAÇÃO

Aumenta número de municípios com alto risco de infestação por dengue

Oito cidades de SE apresentam alto risco: 54 estão com médio risco e apenas 13 têm risco baixo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), divulgou o segundo Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) que aponta aumento no número de municípios com alto risco de infestação. Oito cidades de Sergipe estão com alto risco, 54 estão com médio risco e apenas 13 municípios estão com risco baixo.

O segundo LIRAa de 2024 apontou oito municípios em alto risco, sendo estes os municípios de Simão Dias (9,0), Itabaiana (8,3), Areia Branca (7,1), Salgado (5,9), Capela (5,8), Nossa Senhora da Glória (4,8), Siriri (4,1) e Cumbe (4,0). Os municípios com médio risco subiram para 54 e, consequentemente, apenas 13 cidades estão com baixo risco. O índice satisfatório vai de 0 a 0,9; o de média infestação vai de 1,0 a 3,9; e o de alto risco é acima de 4,0.

Entre os municípios em condição satisfatória para o Aedes aegypti estão Canindé de São Francisco (0,8), Itabi (0,8), Pacatuba (0); Pedrinhas (0,6), Santana de São Francisco (0,9), entre outros. Vale ressaltar que os municípios onde os índices se apresentaram com classificação de baixo risco, é importante que os técnicos e gestores municipais verifiquem outros indicadores também, como o número de pendências de imóveis que ficaram sem visitar, porque neles pode haver algum foco.

Os municípios que apareceram ou permanecem em alto risco precisam verificar onde estão ocorrendo as falhas no trabalho de combate ao mosquito. Alguns apresentaram um aumento significativo do primeiro para o segundo LIRAa. A cidade de Itabaiana saiu de (4,0) para (8,3); Simão Dias saiu de (6,4) para (9,0); já Areia Branca saiu do médio risco (1,7) para o alto risco (7,1), representando um aumento de 34,4%. Segundo a gerente de endemias da SES, Sidney Sá, o objetivo do levantamento é identificar em tempo hábil a infestação do mosquito Aedes aegypti existente nos 75 municípios do estado. “O Aedes aegypti é o vetor transmissor de três doenças preocupantes, como a dengue, chikungunya e zika vírus. Então, a cada dois meses é realizado o levantamento para que possamos ter um controle do vetor e tomar medidas, caso necessário, para que a infestação não aumente”, explicou.