05/04/2024 as 09:38

DOAÇÃO

Banco de Leite Marly Sarney pede doações para o estoque

De acordo com a gerente do BLH, Miriam Duarte, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) necessita de, pelo menos, 10 litros de leite materno diariamente.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Banco de Leite Marly Sarney pede doações para o estoque

O leite materno é o principal alimento para o bom desenvolvimento do bebê e seu crescimento, e por isso, doar leite humano pode ajudar a salvar vidas. No entanto, o estoque do Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), referência em Sergipe, encontra-se com índice abaixo do esperado para atender os bebês internados na UTI neonatal.

Diante deste quadro, o BLH necessita de novas doadoras e faz um apelo à população. De acordo com a gerente do BLH, Miriam Duarte, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) necessita de, pelo menos, 10 litros de leite materno diariamente. “Atualmente, temos 35 doadoras, fornecemos 2.250 ml de leite humano por dia, o que fica bem abaixo da média ideal”, explicou Miriam.

Miriam lembra que o alimento é completo, pois contém todos os nutrientes que o bebê precisa, inclusive anticorpos, que são passados, a ele, pela mãe, durante a amamentação. “Além de conter todos os nutrientes, como: vitaminas e minerais, o leite é uma proteína de alto valor biológico, de boa aceitação e de fácil digestão. O leite humano possui a quantidade de gordura adequada para o desenvolvimento e crescimento do bebê. Além disso, contribui para a recuperação do bebê que está internado na UTI neonatal, uma vez que ele passa a ter uma melhor resposta ao tratamento”, contou.

PROCESSO DE DOAÇÃO
Para se tornar uma doadora de leite humano, é necessário que a mulher esteja amamentando exclusivamente seu bebê, sem oferecer nenhum outro tipo de fórmula, além do leite materno, e perceba que há um excesso de leite durante o dia. Miriam observa ainda, que a mulher deve conseguir ordenhar aproximadamente 60 ml por vez para ser considerada apta a doar. A nutricionista explicou que para aderir ao processo de doação é feito um cadastro dessa doadora, visando avaliar como ela está amamentando o bebê. “A mãe doadora recebe orientação sobre a ordenha, armazenamento e identificação do frasco.

Logo depois, são solicitados os exames pré-natais, nos quais a equipe médica vai avaliar e aprovar o cadastro da doadora, ou não. Após aprovação desse cadastro, a equipe leva os frascos já esterilizados para a doadora iniciar o processo. Semanalmente, a equipe retorna para coletar os frascos cheios e deixar os vazios para nova coleta”, explicou Miriam. A gerente do BLH ressalta que o banco recebe a doação de leite humano, e que passa por vários processos de controle de qualidade, tanto na chegada do leite, da casa da doadora até o banco de leite, onde acontece todo o processo de pasteurização e liberação para a MNSL.

Para a profissional de Educação Física e doadora do BLH, Catarina Santos, faz bem doar leite, tanto fisicamente como socialmente. “Quanto mais a pessoa doa, mais estimula a produção de leite. E também ajuda a alimentar outras crianças. Isso é fazer o bem e ainda ajuda a proporcionar saúde para outras crianças, além de aliviar o coração de outras mães. Porque o leite humano é vida”, frisou.

REDE
A Rede Sergipana de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta é composta pelos BLH Zoed Bittencourt na Maternidade Zacarias Júnior em Lagarto, BLH Irmã Rafaela Pepel na Maternidade São José em Itabaiana. Na capital, além do BLH Marly Sarney, existem os postos de coleta Dr. Fernando Guedes na Maternidade Santa Isabel e o da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira. COMO DOAR Para doar é só entrar em contato com o BLH através do número de telefone (79) 3226- 6301, de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 19h e manifestar a intenção de colaborar. Ou comparecer na Rua Mato Grosso, s/n, bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju (SE).