10/04/2024 as 09:04

VACINAÇÃO

Reunião prepara estratégia para a vacinação contra a Influenza

Entre os temas que foram trabalhados estão a baixa adesão da população para vacinação contra influenza, para identificar onde está ocorrendo a falha.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Reunião prepara estratégia para a vacinação contra a Influenza

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Sergipe (Cosems) realizaram na última terça-feira, 9, um monitoramento da implantação do microplanejamento para elevar e qualificar as coberturas vacinais em Sergipe. Entre os temas que foram trabalhados estão a baixa adesão da população para vacinação contra influenza, para identificar onde está ocorrendo a falha.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes, toda a vacinação deve ser feita com o planejamento local para que consiga aumentar a cobertura vacinal e o microplanejamento é uma ferramenta com estratégias que auxiliam nesse processo. “Essa é uma oficina de avaliação das ações do microplanejamento para a melhoria das coberturas vacinais no estado, onde faremos uma análise de como estão essas ações dentro dos territórios e estimulando que elas sejam incrementadas.

Adotamos essa ação desde o ano passado, onde implantamos as oficinas, e hoje foi uma oficina de avaliação para ver em que momento estamos e o que podemos fazer para melhorar essas coberturas vacinais”, destacou o diretor. A coordenadora de Imunização do município de Laranjeiras, Elidébora Benevides, participou do microplanejamento para alinhar as estratégias. “Hoje é um momento importante, porque recebemos do Ministério da Saúde e da Secretaria do Estado da Saúde, a avaliação depois dos municípios terem implementado o microplanejamento.

Esse feedback vai nos ajudar a melhorar a parte falha, para que, assim, as metas possam continuar sendo aumentadas ou que os municípios possam implementar”, ressaltou.

Dia “D” de vacinação contra Influenza
Com o intuito de aumentar a adesão da vacinação, no próximo sábado, 13, será realizado o Dia “D” de Vacinação contra Influenza, onde todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 75 municípios de Sergipe estarão funcionando para realizar a imunização da população. A campanha é destinada para gestantes, idosos a partir de 60 anos, puérperas e crianças. A gerente do Programa de Imunização Estadual, Ilani Paulina, explicou sobre a importância da campanha de vacinação. “É muito importante que as pessoas procurem a unidade básica mais próxima da sua casa para se proteger durante o período de inverno. Além disso, o nosso estado ainda está com a cobertura vacinal da campanha de 2024 muito baixa, apenas com 10%. Não podemos deixar de nos vacinar, pois o cuidado e a responsabilidade é nossa. Evite o agravamento e a hospitalização”, alertou Ilani.