26/08/2024 as 14:34

COMO PARTICIPAR

Fisioterapia para endometriose é ofertada gratuitamente pela UFS

Inscrições estão abertas e contam com mais de 100 vagas disponíveis.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fisioterapia para endometriose é ofertada gratuitamente pela UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está oferecendo fisioterapia gratuita para pessoas com endometriose e idosos com dor lombar crônica. O atendimento faz parte de um projeto conduzido por alunos de mestrado e doutorado, junto com professores da UFS, em São Cristóvão. As inscrições estão abertas e contam com mais de 100 vagas disponíveis.

De acordo com a coordenadora do projeto, Josimari de Santana, o objetivo é melhorar a qualidade de vida dos pacientes através de um tratamento personalizado. O projeto também busca desenvolver novos estudos e tratamentos, focando na compreensão e manejo da dor associada à endometriose.

Como participar

  • Ter diagnóstico confirmado por especialista;
  • Sentir dor pélvica, ou seja, cólica recorrente por, pelo menos, 6 meses (durante a menstruação ou fora do período menstrual);
  • Pode ter feito cirurgia para tratamento de endometriose, contanto que ainda sinta dor pélvica;
  • Não pode estar grávida, ter fibromialgia, síndrome do intestino irritável, síndrome das pernas inquietas, síndrome da fadiga crônica ou outra doença pélvica como adenomiose e mioma;
  • Acessar o link e responder o formulário com questionários sobre a endometriose, sua dor e sobre o impacto da dor em aspectos como saúde mental, função e qualidade de vida.

 

Endometriose 

A endometriose é uma condição onde um tecido parecido com o do revestimento do útero cresce fora dele, causando dores intensas, especialmente durante a menstruação, sexo ou ao ir ao banheiro. Ela também pode dificultar a gravidez.

A doença afeta 10% das mulheres e pode demorar até 10 anos para ser diagnosticada. Embora não tenha cura, tratamentos como a fisioterapia podem ajudar a aliviar os sintomas.