09/09/2024 as 11:25

SAÚDE OCULAR

Entendendo mais sobre catarata: sintomas e tratamento

A oftalmologista Mildred Gois (HORG) explica que o envelhecimento é a causa mais comum do surgimento da catarata no olho.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Visão nublada, sensibilidade a luz e visão noturna mais fraca, esses são alguns sintomas da catarata.  Uma doença ocular extremamente comum, responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, mas que pode ser corrigida. A oftalmologista Mildred Gois (HORG) explica que o envelhecimento é a causa mais comum do surgimento da catarata no olho.

De acordo com a médica, a catarata pode ser classificada como congênitas, de aparecimento precoce ou tardio e adquiridas onde incluímos as demais formas de cataratas como: medicamentos (esteróides), substâncias tóxicas ( nicotina), doenças metabólicas ( diabetes mellitus, galactosemia, hipocalcemia , hipertireoidismo, doenças renais), trauma, radiações , doenças e cirurgia ocular prévia , fatores nutricionais ( desnutrição) por exemplo.

A oftalmologista destaca que a catarata tem cura e que é fundamental que o paciente faça consulta de rotina para a detecção da patologia: “ o diagnóstico é clínico, realizado durante o exame biomicroscópico no consultório, sendo o tratamento cirúrgico bastante eficaz”.

TRATAMENTO
Em casos iniciais sem diminuição da acuidade visual, podemos fazer a troca dos óculos e acompanhar clinicamente. Porém com o passar dos anos e com a evolução gradual da catarata faz-se necessário a indicação cirúrgica para retorno da acuidade visual e qualidade de vida.

CIRURGIA
A cirurgia de catarata é feita sob sedação e em sua maioria com anestesia tópica, onde consiste na remoção do cristalino opaco por uma lente intraocular artificial. “Habitualmente por questões de segurança, operamos um olho de cada vez.  O intervalo entre as duas cirurgias depende da recuperação da primeira, podendo ser efetuada em períodos de até uma semana. O retorno visual é rápido e necessita que o paciente siga todas as condutas do pós-operátorio por 30 dias”.