14/04/2025 as 14:49

ORIENTAÇÕES

Hospital da Criança orienta quando procurar uma unidade hospitalar

Hospital da Criança orienta quando procurar uma unidade hospitalar

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Hospital da Criança orienta quando procurar uma unidade hospitalarAscom SES

Nos primeiros sintomas de mal-estar, gripes, fraturas ou acidentes, muitos pais e responsáveis por crianças ficam na dúvida por qual serviço de saúde procurar: se uma unidade hospitalar ou Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.  O Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), orienta em que situações as crianças devem ser encaminhas para a unidade. 

No intuito de facilitar e agilizar o fluxo de atendimentos, a superintendente do Hospital da Criança, Catharina Costa, destaca que, para os casos de baixa complexidade, ao início dos sintomas na criança, os pais ou responsáveis devem sempre procurar primeiro o posto de saúde mais próximo. “É fundamental que a população procure as Unidades Básicas de Saúde para casos de menor complexidade, como sintomas leves ou acompanhamento de doenças crônicas. Essa medida evita a superlotação nas emergências e garante que os atendimentos mais graves recebam a atenção imediata que necessitam. Os postos de saúde são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) neles é que as pessoas devem se dirigir para consultas de rotina, acompanhamentos médicos, receitas e vacinas”, salienta. 

Já o Hospital da Criança, pode ser procurado em situações de média complexidade e emergência, quando a pessoa chega por meios próprios, encaminhados pelos postos de saúde, ou por ambulâncias, além de fazer atendimento de urgência clínico geral em diversas especialidades como: pediatria geral, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cirurgia geral, gastropediatra, infectopediatra, cardiopediatra e anestesistas. 

O Hospital da Criança funciona no modelo porta aberta para urgência pediátrica e atende casos de baixa e média complexidade em crianças com idade a partir de 29 dias até 12 anos, 11 meses e 29 dias.