17/09/2025 as 17:45
CEFALEIA/2026Captado pelo Governo do Estado, evento de grande porte consolidará ainda mais o turismo de eventos e negócios
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Sergipe receberá cerca de 1,2 mil participantes para o Congresso Brasileiro de Cefaleia em 2026
Captado pelo Governo do Estado, evento de grande porte consolidará ainda mais o turismo de eventos e negócios
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), em parceria com a Sergipe Destination, captou mais um evento de grande porte para o estado. Trata-se do 40º Congresso Brasileiro de Cefaleia, promovido pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e pela Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), que será realizado em Aracaju, em agosto de 2026, mas ainda sem data definida. A expectativa é de que aproximadamente 1.200 participantes venham à capital, o que impulsiona a cadeia produtiva do turismo no estado.
A oficialização do evento em Sergipe aconteceu durante o 39º Congresso, realizado entre os dias 10 e 13 de setembro deste ano, no World Trade Center, em São Paulo. Como nesta edição na capital paulista, a que ocorrerá em Sergipe também reunirá especialistas em cefaleia nacionais e internacionais para compartilhar conhecimentos, pesquisas e experiências. Assim, é voltado a neurologistas, clínicos gerais, residentes, acadêmicos e outros profissionais da área da saúde.
A secretária de Estado do Turismo em exercício, Daniela Mesquita, comenta que ampliar a captação de eventos de relevância nacional faz parte do planejamento estratégico do governo, para que o estado esteja cada vez mais presente no cenário nacional de congressos. “Sabemos o quanto isso movimenta o turismo de eventos e negócios, pois fortalece a economia e gera oportunidades em diversos setores, como a hotelaria, bares, restaurantes e serviços. Além disso, possibilita aos participantes conhecerem nossos atrativos turísticos. Então seguiremos avançando para captar novos eventos e consolidar Sergipe como referência também no turismo de eventos, negócios e científico”, afirma.
O diretor-presidente da Emsetur, Fabiano Oliveira, por sua vez, destaca que a captação de eventos de negócios é um trabalho além da gestão e representa, acima de tudo, uma estratégia de alto impacto para o fortalecimento do turismo estadual. “Além de gerar fluxo fora do período da alta temporada e impulsionar a hotelaria e a gastronomia, por exemplo, coloca Sergipe como referência em eventos científicos e médicos. É um trabalho que promove nosso potencial e eleva o desenvolvimento econômico, tudo isso, aliado ao fato de gerar qualificação profissional”, salienta.
De acordo com o diretor de Captação de Eventos da Setur, Hugo Julião, a realização do Congresso em Sergipe representa um passo importante para o fortalecimento do turismo de negócios e da ciência médica, ampliando a visibilidade do estado no cenário nacional. “A escolha de Sergipe reafirma o compromisso do Governo do Estado em investir na captação de grandes eventos e reforça a capacidade do estado de sediar encontros de relevância científica, acadêmica e profissional”, analisa.
Vale destacar que a captação do 40º Congresso Brasileiro de Cefaleia contou com a liderança do neurologista Alan Chester Feitosa, responsável pelo projeto em Sergipe. Além disso, Hugo Julião acrescenta que o trabalho de articulação teve início no ano passado, com apoio da Secretaria de Estado do Turismo, e que nesta etapa mais recente houve a participação direta da Emsetur dentro do projeto, além do Sergipe Destination, representada pela presidente Rafaella Mamede, que também esteve presente no evento.
Rafaella Mamede explica que a captação do Congresso Brasileiro de Cefaleia é mais uma conquista, fruto da parceria com o Governo de Sergipe, por meio da Setur e da Emsetur. “Esse resultado mostra que nosso estado tem capacidade para sediar grandes encontros de relevância científica e profissional, gerando impactos diretos na economia e ampliando a visibilidade do destino no cenário nacional. Além disso, reforça o trabalho conjunto entre o poder público e as entidades do setor para posicionar Sergipe como referência no turismo de eventos e negócios”, declara.