19/10/2025 as 11:33
ANSIEDADE EM CÃES
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Muitos problemas enfrentados pelos seres humanos também atingem os pets. Um exemplo disso, é a ansiedade, que pode gerar uma série de prejuízos para a saúde e bem-estar dos animais de estimação.
Felizmente, existem formas de minimizar essa condição. Pesquisas mostram que a inclusão de suplementos dietéticos pode trazer benefícios significativos, especialmente quando associados a hábitos de bem-estar. É o que explica Luana Rodrigues, médica-veterinária técnica da Hoop.
“Passeios regulares, rotina consistente, momentos de brincadeira e estímulos ao longo do dia são fundamentais para ajudar cães a gastarem energia, reduzir o estresse e fortalecer o vínculo com seus tutores. No entanto, mesmo com uma rotina saudável, alguns animais continuam apresentando sinais de ansiedade. É nesse ponto que a suplementação surge como um recurso complementar, trazendo benefícios que vão além dos hábitos cotidianos, como a redução de comportamentos ligados ao medo, a recuperação mais rápida após situações estressantes”, afirma.
Um estudo recente publicado pelo PubMed Central (PMC) avaliou os efeitos de um suplemento com triptofano, valeriana e passiflora (maracujá) em 44 cães expostos a fogos de artifício. Os resultados foram animadores: os animais que receberam o suplemento apresentaram melhora significativa no comportamento e nas respostas fisiológicas ao estresse em comparação ao grupo placebo.