18/11/2025 as 17:35

INOVAÇÃO

Hospital de Cirurgia implanta uso de certificação digital

 

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Hospital de Cirurgia implanta uso de certificação digital

Referência em qualidade assistencial entre as unidades hospitalares filantrópicas de Sergipe, o Hospital de Cirurgia (HC) atingiu a marca de utilizar certificação digital entre 100% de sua equipe multidisciplinar nos processos de checagens, evoluções, prescrições e prontuários dos pacientes, por meio do sistema de gestão hospitalar Tasy.

De acordo com a coordenadora de sistemas do HC, Karla Ciqueira, essa conquista representa um alto nível de maturidade digital. “Garantimos a validade legal dos registros eletrônicos através da certificação digital em todas as etapas assistenciais. Além disso, integramos o cuidado do paciente à gestão hospitalar, aumentando a eficiência e a qualidade do atendimento”, destaca.

A coordenadora explica que o uso dos certificados digitais eleva a segurança e a confiabilidade das informações registradas no prontuário eletrônico. “A certificação atende ao padrão ICP-Brasil, conferindo autenticidade e validade jurídica a todos os documentos gerados no sistema. Eles têm o mesmo valor de um documento em papel assinado à mão. Além disso, a assinatura digital vincula de forma inequívoca o ato ao profissional que o realizou, sendo muito mais difícil de falsificar”, afirma.

Para que toda a equipe multidisciplinar aderisse ao processo, o HC investiu em estrutura e capacitação. “Foram contratados os serviços da Certisign, certificadora líder na América Latina, no volume de 1.200 usuários, além de consultoria, treinamento, implantação e suporte. Também foi adquirido o Módulo de Assinatura do Tasy, integrado à Certisign e em conformidade com o padrão ICP-Brasil”, informa Karla Ciqueira.

Gestão integrada e mais segurança ao paciente

O Tasy, adotado pelo Cirurgia, funciona como um ERP (Enterprise Resource Planning) – sistema que integra e automatiza todos os processos administrativos e assistenciais da instituição em uma única plataforma. Essa integração permite o acesso a dados centralizados e em tempo real, otimizando fluxos de trabalho, reduzindo falhas e fortalecendo a segurança das informações clínicas.

Implantado oficialmente em dezembro de 2024 no Cirurgia, o Tasy é desenvolvido pela multinacional Philips e reconhecido mundialmente por promover eficiência operacional, padronização de processos e maior controle da jornada do paciente, do atendimento inicial à alta hospitalar.

A diretora Operacional e de Planejamento do Cirurgia, a enfermeira e administradora Lívia Menezes, ressalta que a certificação digital representa o fortalecimento da política de investimentos do hospital em tecnologia e segurança.

“A missão do Cirurgia é oferecer uma assistência cada vez mais moderna e segura. Por isso, temos investido continuamente em ferramentas e capacitação para garantir essa qualidade e excelência no cuidado aos pacientes”, enfatiza Livia Menezes.

Excelência nos atendimentos

Com esses avanços tecnológicos e estruturais, o Cirurgia consolida sua trajetória de inovação na saúde. Em 2024, a instituição, que é referência em média e alta complexidade para a Rede Estadual de Saúde, conquistou a certificação de Acreditado Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA) – chancela que atesta a excelência na gestão e nos cuidados oferecidos aos usuários.

Para a interventora judicial do Cirurgia, a enfermeira Márcia Guimarães, a conquista reafirma a missão do hospital na prestação de assistência de qualidade aos sergipanos.

“Esse é mais um passo no aperfeiçoamento da gestão e na modernização dos serviços oferecidos à população. O nosso HC, por meio de contrato com o Governo do Estado e Secretaria Estadual da Saúde, tem atuado para ampliar o acesso dos sergipanos a um atendimento digno e resolutivo. Cada avanço tecnológico corrobora com a nossa missão com a transparência, o cuidado e a melhoria contínua da assistência”, finaliza Márcia Guimarães.