16/09/2019 as 11:43

Comunicação

TB Entrevista com Ilton Filho

Ele é palestrantecomportamental com 20 anos de experiência em comunicação oral, com apresentações para mais de 30 mil pessoas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nossa entrevista de hoje é com o psicólogo, com MBA em Gestão de Pessoas, Ilton Filho. Ele é palestrantecomportamental com 20 anos de experiência em comunicação oral, com apresentações para mais de 30 mil pessoas. Atuou durante sete anos como instrutor do Senac e, por 12 anos, como instrutor do Instituto Carlos Conce, onde teve a oportunidade de ministrar treinamentos e palestras em 25 estados do país. Atualmente é Consultor Organizacional e Instrutor, credenciado ao sistema à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Vem a Aracaju para ministrar o curso ”Fale Muito Melhor” que envolve informação, humor, diversão e mágica. O curso será no próximo dia 21, no Sebrae. Vendas na Casa Alemã. Informações com Hilda Queiroz 99191-8322 e Mel Almeida 99924-0340.

THAÏS BEZERRA - O que diferencia o seu curso de Oratória?
ILTON FILHO - O fato de eu ser psicólogo me permite ter um olhar diferenciado para questões comportamentais como é o caso do comportamento verbal, do medo e da ansiedade. Eu trabalho com comunicação há 20 anos, e senti a necessidade de buscar informações mais comportamentais. Fiz a faculdade de psicologia e pude entender melhor ainda a psicogênese do medo.

TB - Como é possível aprender a falar melhor, perder a vergonha de falar em público, em apenas um dia?
IF - Em verdade, não acontece nenhuma mágica em apenas um dia. Hoje existe uma proliferação de pessoas que “vendem” soluções rápidas para questões complexas. Nossa ideia em hipótese alguma é ludibriar as pessoas com promessas fantasiosas de se tornarem grandes oradores, fazendo apresentações extraordinárias e sem nenhum tipo de desconforto, mas sim, mostrar que é possível modificar paradigmas, e para isso irei fornecevárias técnicas, que quando colocadas em prática durante as apresentações do dia a dia surtem efeito. E é isso que vai promover a mudança nas apresentações: a prática diária e a consciência de saber o que fazer em determinadas circunstancias.

TB - Qual a importância de um curso de oratória na formação de um líder?
IF - A comunicação é talvez a principal habilidade dos líderes. Vou até lançar um desafio: Pense em 3 líderes da humanidade, de todas as épocas e de todas as áreas. Certamente, as lideranças que você pensou, independentemente da época em que vive ou viveu, ou da área de atuação, têm algo em comum: a boa comunicação. Portanto, comunicação e liderança andam juntas.

TB - Qual é a abordagem principal de seu curso?
IF - Hoje trabalho com uma abordagem cognitivo-comportamental, onde descristalizamos determinados padrões, e ressignificamos comportamento. A metodologia, envolve exercícios práticos, individuais e coletivos, onde os participantes podem vivenciar situações de apresentações. Esses exercícios são filmados e analisados em vídeo, onde fornecemos feedbacks personalizados para cada participante.
TB - Como é possível driblar o medo de falar em público?
IF - O medo é um mecanismo de defesa natural do ser humano. Normalmente sentimos esse desconforto quando nos faltam 4 coisas básicas: domínio do conteúdo, técnicas de apresentação, experiência e autoconhecimento. Isso em situações genéricas, não estou englobando situações especificas quando há danos e traumas emocionais no passado cuja as marcas se refletem no presente. Nestes casos, o olhar é completamente diferenciado. Assim como é normal sentir medo, é normal também administrá-lo. Diferentemente do que algumas pessoas dizem, o medo não se perde, justamente por ser uma emoção básica do ser humano. Mas é possível superá-lo com algumas técnicas.

TB - Qualquer pessoa pode fazer o curso?
IF - Qualquer pessoa que precise fazer apresentações. O estudante secundarista ou universitário que precisa apresentar seminários, o político que precisa fazer discursos, o gestor que precisa coordenar reuniões, o vendedor que precisa fazer apresentações de vendas, o advogado que precisa fazer sustentações orais, o psicólogo que precisa fazer palestras, o professor que precise ministrar aulas mais envolventes, o coache que precise gravar vídeos para a redes sociais etc. A única restrição, são menores de 10 anos idade, pois a proposta metodológica não seria adequada para esse público neste momento.

TB - Qual a mensagem que o senhor gostaria de deixar?
IF - A mensagem na verdade é uma reflexão do filósofo Norte-americano Ralph Waldo Emerson que certa vez disse: “O homem é composto por duas metades. Uma é a sua existência e a outra é a sua expressão.” Trazendo isso para os dias atuais, é perceptível na sociedade que existem pessoas que vivem apenas uma das metades. Apenas existem, não se expressam. E por não se expressarem, não vivem de forma plena. Muitas vezes passam despercebidas e perdem oportunidades. Oportunidade de: uma nota melhor na faculdade, uma promoção na empresa, uma mudança de carreira, uma companhia de vida, um perdão de um ente querido e até mesmo, a oportunidade de continuar a viver. Tudo isso pelo fato de não conseguirem expressar seus pensamentos, sentimentos, valores, intenções, interesses, etc. Portanto, que possamos viver essa outra metade para sermos mais plenos e felizes, quer seja na vida pessoal ou na vida profissional.